Diney Marins é nascido e criado em São Gonçalo. Começou a vida profissional como torneiro mecânico no Senai. Foi também instrutor de mecânica de moto, também no Senai, durante os anos de 1984 a 1986. Posteriormente, tornou-se funcionário público. É casado e tem duas filhas.
Formou-se em Direito em 2001, quando também surgiu o interesse pela política. No ano de 2004, resolveu entrar para a vida política movido pelo sonho de melhorar e deixar um legado do seu trabalho para a população gonçalense. Ingressou no PDT, partido no qual acredita ter sido a sua escola política. Foi eleito vereador por São Gonçalo no ano de 2012. A segunda vitória aconteceu no ano seguinte, quando foi eleito presidente da Câmara Municipal. Em 2016, foi reeleito vereador com 6.700 votos, sendo um dos mais votados da cidade. E novamente foi reeleito presidente da Câmara Municipal para os biênios: 2017/2018 e 2019/2020.
É um político com características de gestor e empreendedor. Na Câmara Municipal, traçou metas para curto, médio e longo prazos e está cumprindo todas, evoluindo a cada dia para que o cidadão se orgulhe do Poder Legislativo. Em sua gestão como presidente do Legislativo, ele transformou a Câmara de São Gonçalo com a conquista de uma nova sede: o Palácio 22 de Setembro, dando dignidade para os cidadãos e vereadores em um ambiente com acessibilidade, além de gerar economia aos cofres públicos. Implantou o Plano de Cargos e Salários, esperado por 35 anos pelos servidores; a Ouvidoria, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), o Portal da Transparência e a TV Câmara.