O mandato do vereador Professor Paulo (PCdoB) realizará, no próximo dia 05/08 (segunda-feira), às 17h30, na Câmara Municipal de São Gonçalo, uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, na qual será entregue o Título de Mérito Legislativo Municipal Marielle Franco de Direitos Humanos. A celebração foi inserida no Calendário Oficial do Município através da Lei nº 890/2018, de autoria do parlamentar.
“A data de 25 julho existe para que possamos celebrar em todo continente, e também oficialmente, no calendário do município, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Acredito que o empoderamento feminino é fundamental para garantirmos direitos, igualdade étnica e de gêneros. Nós faremos essa celebração no dia 05/08, devido ao recesso parlamentar,” disse o vereador.
Durante o evento, o Título de Mérito Legislativo Municipal Marielle Franco de Direitos Humanos será entregue, como forma de homenagem e reconhecimento, a mulheres negras gonçalenses que tiveram destaque dentro do município. Também receberão a honraria, a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), a mãe da Vereadora Marielle Franco, Marinete Silva, e a vereadora de Niterói, Verônica Lima.
“Esse título foi elaborado pelo meu mandato em parceria com movimentos sociais para homenagear pessoas que lutam em prol dos direitos humanos. Estamos vivendo um período em que as minorias pleiteiam seus legítimos direitos e por isso sofrem ataques de ódio e intolerância. O assassinato da Vereadora é bastante simbólico – uma mulher, negra e LGBT, que foi vítima de tamanha atrocidade. A sociedade precisa resistir à tentativa de naturalização do estado de barbárie,” comentou o vereador Professor Paulo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.
A sessão solene será realizada na Câmara Municipal, no dia 05 de agosto, às 17h30. O Palácio 22 de setembro, sede do legislativo, está situado na Rua Francisco Portela, nº 2.814, Zé Garoto, São Gonçalo.