Na manhã desta quarta-feira (03), aconteceu no Plenário Joaquim Lavoura, a Audiência Pública de tema Violências Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Escolar. O evento presidido pelo Vereador Dr. Armando Marins foi aberto ao Público
A Audiência promoveu debates sobre os últimos casos de ameaças nas escolas, visando soluções e melhorias, além de um maior conhecimento acerca do assunto.
Além do presidente da Audiência, compuseram a Mesa Diretora, a coordenadora da Secretaria de Educação, Thaís Fernandes; o Secretário da Criança e do Adolescente, Allan Rodrigues; a Conselheira Tutelar, Lívia Brazil; o Comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes; o representante do 7° Batalhão, Tenente Lima; a delegada da DEAM, Dr. Débora Rodrigues.
O presidente da audiência iniciou a mesma agradecendo a presença de cada um dos presentes e disse serem de extrema importância promover a discussão acerca deste tema lamentável, que infelizmente vem se tornando comum a nossa sociedade. “Este encontro tem por objetivo decidir quais serão as ferramentas utilizadas para combater a violência nas escolas. Estes casos têm crescido cada vez mais, o momento que o medo está presente em toda comunidade escolar, abrimos este ambiente de escuta e acolhimento de todos da equipe e alunos. O cenário é desafiador, temos visto diversos casos no Brasil e inclusive nesta cidade. É de extrema valia que venhamos agir previamente, antes dessas tragédias acontecerem. Não podemos esquecer que a violência não é só destinadas de alunos para alunos, mas também direcionadas aos professores, que são muitos os casos. Então temos também que olhar por este lado”, o parlamentar conclui dizendo estar feliz pelo debate realizado e desejando tempos melhores nas relações das crianças e adolescentes.
A coordenadora de Secretaria de Educação, Thais Fernandes, também teve a oportunidade de dissertar sobre o assunto e pontou, “62% da população em idade escolar, não está alfabetizada na idade certa, ou sequer, está alfabetizada, se a educação não fizer sentido, e se não for a mola propulsora dessa sociedade, nada mais será, instalando-se a violência, aonde a educação não habitar, habita a violência”, assim finalizou sua fala.
Já o Chefe do Legislativo usou seu tempo a tribuna para somar acerca do tema abordado, destacando como a audiência pode ajudar a frear os índices agressivos entre os alunos. “Nós tínhamos uma infância muito difícil, totalmente diferente da que é hoje. Hoje os alunos recebem o material escolar, o uniforme e um ensino gratuito. E é realmente muito triste ver toda essa atrocidade e violência que está assolando nossas escolas e nossas crianças. As coisas mudam, mas uma coisa não deveria mudar independente de quanto o tempo passe, é a educação quem vem de casa. Eu fiz uma indicação legislativa para tentar implementar o mediador nas escolas para tentar auxiliar essas crianças com alguns conflitos entre seus colegas, quem sabe assim possibilitando antecede alguns desses atos” finalizou o presidente.
No evento também estiveram presentes os vereadores, Romário Regis (PDT), Mariangela Valviesse (PSL), Patrícia Silva (Cidadania) e o presidente da Casa, Lecinho (MDB). Além de diversas autoridades do Poder Público, representantes da sociedade civil e dos mandados legislativos