Na sessão ordinária da tarde de hoje (23), o vereador Cici Maldonado (PL) usou a tribuna para denunciar o repúdio, indignação e repulsa que a instalação de um tanatório está causando aos moradores do bairros Porto da Madama, Gradim e adjacências.
Para quem não sabe, tanatório é um estabelecimento empresarial do segmento funerário cuja atividade principal é acolher cadáveres antes de estes serem embalsamados, cremados ou sepultados. Na maioria dos casos, esse serviço póstumo serve para impedir que o corpo entre em decomposição. O procedimento é feito a partir de uma incisão de aproximadamente quatro centímetros na região cervical ou femoral utilizando um bisturi. Por essa perfuração substâncias químicas como formol, álcool, glicerina, entre outras, são injetadas no corpo expulsando o sangue pela veia jugular.
A instalação da referida empresa deste ramo na Rua Capitão Antônio Inácio da Silva, nº 1828, com fundos para a Rua Doutor Gradim, localidade predominantemente residencial, além de sanitariamente imprópria, revela a insensibilidade e a insensatez do empreendedor. Um abaixo-assinado está circulando no bairro e somente nas primeiras horas alcançou mais de seiscentas assinaturas de moradores e comerciantes. No plenário da Câmara Municipal, após o pronunciamento do vereador Cici Maldonado, o manifesto público ganhou mais 20 importantes assinaturas. Todos os parlamentares presentes à sessão estenderam a apoio à inciativa popular e comprometeram-se a lutar incansavelmente para que a referida empresa seja instalada em local apropriado para prestação desse tipo de serviço.
“Convido a todos colegas vereadores a rubricarem esse abaixo-assinado e participarem efetivamente dessa luta, denunciando, oficialmente, esse contrassenso ao governo municipal e demais órgãos de controle, fiscalização e vigilância sanitária estadual”, conclamou Cici Maldonado.
Boa tarde, vejo que o Vereador ao invés de se preocupar em gerar emprego e renda para o Município está preocupado com abaixo assinado. Precisamos evoluir se a referida empresa tem as licenças sanitárias e alvarás. Até aonde sei hoje é uma necessidade do Município.
Onde.o senhor tirou que a empresa está inapropriada sanitariamnete?
Então Sr. Henrique, leve o tanatório para rua onde o Sr. reside
Um município de tanta corrupção e necessidades , o vereador deveria fazer o trabalho que lhe cabe. No mínimo preconceituoso.
Quero deixar aqui minha indignação ao Vereador CiCi Maldonado,pela falta de informação sobre a empresa que está à frente desse projeto. Empresa que está trabalhando com toda legalidade que o município viabiliza e exige.O Vereador é do tipo que só “lê na bula” os efeitos que nem sempre acontece Ao invés de ter a consciência do benefício que esse tratamento dado aos corpos, causa ao.meio ambiente,impedindo que o corpo ao ir para solo não o contamine e nem aos lençóis freáticos. Atualmente já obrigatória e exigido no Estado.do Rio de Janeiro, e em breve em toda as cidades e municípios. Hoje o município de São Gonçalo, leva seus corpos para os laboratorios situados no Rio de Janeiro..Ninguem verá de forma alguma nenhuma imagem qto aos corpos. O carro entrará totalmente dentro do galpão, e não terá visão alguma ,quem.estiver ao.lado de fora do portão. Tenho a certeza que nossos vizinhos não terão nenhum problema por causa do laboratório. Muito pelo contrário. O mais lindo desse trabalho, e poder dar a família do ente querido já falecido o direito desse despedir dignamente, com caixão aberto,,sem estar em.muitas casos com seu aspecto perfeito. Estamos levando emprego, em crescimento para a cidade de São Gonçalo .
Sem mais,lll
Dona sheila deixe de demagogia ! Coloque isto na sua casa.!!!
Parabéns ao vereador Cci Maldonado e parabéns aos demais parlamentares pela demonstração de unidade de propósito. A administração pública deve realmente servir ao povo .
E as podas de árvores no centro do bairro Alcântara? São Gonçalo tem zilhões de coisas para reparos e esta é uma delas. O povo que mora na RJ 104 km 13 está abandonado. Nem agentes de saúde vão lá. Vamos nos manifestar, povo!!!!!!
Uma cidade completamente abandonada, e esse vereador esta preocupado com uma atividade econômica totalmente regulada. É o fim da picada. Ahhh! Povo de São Gonçalo, Perguntem pelos veículos q estão à disposição dos vereadores. É muito bom ser político ou ser afilhado de político.
Levem esse Tanatório p/perto de cemitérios e nunca colado em residências, isso é um verdadeiro absurdo. Obrigado Cici Maldonado a aos seus amigos vereadores de São Gonçalo pelo apoio, NÃO QUEREMOS SANATÓRIO NO GRADIM