Após cumprir o período legal de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de São Gonçalo reiniciará suas atividades legislativas na próxima quarta-feira (4), a partir das 17 horas. As sessões ordinárias e extraordinárias continuarão sendo realizadas por meio de sistema híbrido, possibilitando a participação presencial e remota dos vereadores nas votações em plenário. A grande novidade na retomada das atividades é a liberação parcial dos assentos nas poltronas destinadas ao público e à imprensa, que poderão voltar assistir as reuniões dos vereadores de maneira presencial.
O acesso da população ao Palácio 22 de Setembro foi suspenso em 10 de março deste ano, quando o índice de proliferação do COVID 19 revelava-se bastante elevado no município e os leitos hospitalares do serviço público estavam com a capacidade de internação próxima do esgotamento. Na oportunidade, por prudência, o presidente Lecinho Breda (MDB) publicou no Diário Oficial Eletrônico, o Ato da Mesa Diretora nº 0001/2021, oficializando a adoção de medidas temporárias de prevenção ao contágio no âmbito do prédio que abriga o Poder Legislativo local. A medida foi compreendida e bem aceita pela população. Hoje, no entanto, em decorrência do bem-sucedido trabalho de vacinação realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, os casos de contágio da doença sofreram uma redução expressiva. Esse fator foi determinante para decisão do presidente na flexibilização do acesso presencial da população às sessões.
“Graças ao trabalho de excelência da Secretaria de Saúde no que tange à cobertura vacinal, São Gonçalo vive uma nova realidade epidemiológica. O risco de contaminação ainda existe, os cuidados precisam ser mantidos, mas o número de casos de internação e óbitos teve uma redução significativa, o que nos dá segurança para liberar, gradativa e parcialmente, a participação presencial da população às sessões, seguindo à risca, todas as medidas coletivas e individuais de prevenção sanitária recomendadas pelas autoridades médicas. Além do uso obrigatório de máscara facial cobrindo o nariz e boca durante toda a permanência nas dependências da Câmara, estabeleceremos o distanciamento entre pessoas assentadas nas poltronas da assistência. Reforçaremos também o controle de entrada e saída dos servidores e visitantes para evitar aglomerações, disponibilizaremos álcool em gel para higienização das mãos e aferiremos a temperatura de todos, indistintamente. E para aqueles que desejarem acompanhar o desempenho do trabalho dos parlamentares em plenário, em tempo real, sem ter que deslocarem-se ao Palácio 22 de Setembro, permanece a alternativa de fazê-lo por meio digital, acessando a página da Câmara Municipal no Facebook ou nosso canal no YouTube”, esclareceu o presidente Lecinho.