Um dos temas principais da 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na noite desta quarta-feira (16/3), no Palácio 22 de Setembro, foi a falta da ampliação no tratamento de esgoto e distribuição de águas em São Gonçalo. Os parlamentares voltaram a cobrar investimentos da concessionária Águas do Rio que, desde 01/11, assumiu efetivamente, no lugar da Cedae, os serviços de água e esgoto em 27 cidades fluminenses, entre elas, São Gonçalo. Os edis Alexandre Gomes (PV), Romário Regis (PCdoB), Jorge Mariola (PODEMOS), Natan (Republicanos), entre outros, se queixaram na tribuna da Casa Legislativa.
O vereador e líder de governo na Câmara Municipal, Alexandre Gomes (PV) comentou que os moradores do município têm expectativas com a empresa Águas do Rio para resolver os problemas com o abastecimento e no tratamento do esgoto que persistem há décadas, além dos preços abusivos. O parlamentar disse ainda que o combinado com os vereadores foi que eles precisavam de cem dias, os cem dias foram dados e iria cobrar os investimentos prometidos.
“Nós fomos lá e o que foi tratado conosco é que eles pediram cem dias para colocar a casa em ordem. Cem dias foram dados e infelizmente a empresa não está entregando aquilo que São Gonçalo merece. Motivo pelo qual ontem eu iniciei uma fala e não mudo em nada no sentido de que a concessionária não está atendendo a cidade de São Gonçalo da forma e do tamanho que ela merece. Tem consumidor que pede um medidor novo e está tendo que pagar não só o medidor, mas também o corte da pavimentação, três mil reais se for asfalto, dois mil reais se for concreto. Eu tenho certeza que o escopo de contrato dela não permite a ela cobrar o consumidor desse serviço”, comentou o parlamentar.
O vereador Natan foi categórico destacando a situação do sistema de distribuição do fornecimento de água e esgoto. Reiterou urgência nos serviços prestados pela empresa frisando seu intuito de discutir com a empresa a forma de atendimento à população, a questão da tarifa social, da qualidade da água, troca de tubulações, entre outros pontos. O Republicano afirmou que sabia que a empresa Águas do Rio não dava conta do contrato firmado com o Governo do Estado para realizar obras no município.
“Depois que ela assumiu eu vim até a tribuna e falei sobre as necessidades da cidade, o que ela faria e o que ela deixaria de fazer, pois eu acredito que ela não irá cumprir o que ela prometeu. Eu tenho diversas reclamações que antes eram fáceis de resolver. A AEGEA, por sua vez, tem um contrato no qual ela se compromete a sanear e levar água para a cidade de São Gonçalo inteira. Nós hoje temos mais de um milhão e meio de habitantes na cidade e eu quero ver a AEGEA bota água para esse um milhão e meio, porque está dentro do contrato. Foi votado em Brasília que a empresa que assumisse teria que cumprir o contrato do marco regulatório”, comentou o vereador.
O diretor-superintendente da Águas do Rio, Sérgio Antônio Rodrigues da Silva Braga, enviou um ofício ao Poder Legislativo gonçalense e a assessoria de comunicação irá publicar na íntegra abaixo:
À Câmara Municipal de Vereadores de São Gonçalo
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lecinho Breda.
Início da operação plena dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do bloco 1 da concessão da CEDAE, pela Águas do Rio 1 SPE S.A. Informação de endereços e canais de atendimento.
Águas do Rio 1 SPE S.A. (Águas do Rio 1), concessionária dos serviços públicos de fornecimento de água, esgotamento sanitário e dos serviços complementarem das áreas abrangidas pelo Contrato de Concessão nº 32/21 (Contrato), com sede administrativa na Avenida Barão de Tefé, n 34, 10 e 11 andares, Bairro Saúde, no Rio de Janeiro – RJ, CNPJ nº 42.310.775/0001-03, vem, respeitosamente, informar o que segue.
A partir do dia 01 do mês de novembro de 2021, a Águas do Rio iniciou a operação plena dos serviços de água e esgoto no município de São Gonçalo. Neste sentido, e colocando-nos à disposição para eventuais esclarecimentos, apresentamos à Vossa Senhora nossos endereços que se mantiveram nos locais das lojas de atendimento da Cedae, e os demais canais de atendimento:
Endereço físicos:
Rua Coronel Moreira César, 157 – Centro, São Gonçalo – RJ, 21000-000
Estrada Raul Veiga, 351 – Vila Três, São Gonçalo – RJ, 24.710-000
Canais de atendimento:
0800 195 0 195 (ligação e WhatsApp), Aplicativo Águas APP e online pelo site www.aguasdorio.combr
Solicitamos a esta presidência para dar conhecimento aos vereadores do município. Vale ressaltar que, no dia 1º/11/2021 até o dia 11/11/2021, os canais de atendimento da concessionária tiveram um total de 31.596 atendimento para a regional que inclui o município de São Gonçalo.
A Águas do Rio reitera os seus votos de elevada estima e consideração
Atenciosamente,
Sérgio Antônio Rodrigues da Silva Braga
Diretor-Superintendente da Águas do Rio