Integrante da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Alexandre Gomes protocolou ofício no gabinete do governador Luiz Fernando Pezão pedindo que o Governo do Estado determine a construção do terminal de barcas ligando São Gonçalo à Praça XV no edital de licitação que irá escolher a empresa para administrar o transporte aquaviário no Estado.
“São Gonçalo está cansado de estudos. Há cerca de 30 anos, o Governo do Estado faz estudo de viabilidade. Sabemos que a nossa cidade tem capacidade de abrigar a linha e tem toda uma população que precisa dela. São mais de um milhão de habitantes em São Gonçalo e ainda tem os passageiros das cidades vizinhas, como Itaboraí, Maricá e Tanguá. Temos que obrigar, através do edital, a empresa que ganhar a licitação a construir a ligação São Gonçalo-Praça XV. Se for preciso, vamos à Justiça para embargar a licitação”, garantiu.
De acordo com o Estado, entre as obrigações da nova concessionária está, no prazo de um ano após a assinatura do contrato, entregar estudos de viabilidade para a ligação. Porém, a empresa não será automaticamente obrigada a criar estas rotas. Alexandre garantiu que este artigo no edital é imoral com a população de São Gonçalo e municípios vizinhos.
“Como será uma concorrência internacional, haverá muitos interessados em operar esse sistema. O governador precisa respeitar os moradores dessas cidades que enfrentam, todos os dias, engarrafamentos e ônibus cheios para seguir até o trabalho no Rio de Janeiro”, disse.
O vereador quer realizar uma audiência pública com o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, para que ele apresente as autoridades de São Gonçalo e à população, o modelo da nova licitação para a concessão do transporte feito por barcas. “Na ocasião, iremos mostrar as necessidades da nossa cidade porque o modelo atual não atende aos interesses da nossa população”.