O vereador Evangelista Ubirajara (Progressistas), participou na manhã desta terça-feira (16/08), de uma roda de conversa sobre a acessibilidade em São Gonçalo, no Shopping Partage. Dentre as pautas mais comentadas, destaca-se a inclusão das pessoas com deficiência (PCD) em transportes, passeio público, saúde, educação, esportes, cultura, dentre áreas que caracterizam a cidadania de qualquer morador.
Além do parlamentar, estiveram presentes no bate-papo, o Coordenador Municipal de Acessibilidade e Inclusão (COMAI), Dr. Cristiano Marins; o secretário municipal de Assistência Social, Edinaldo Basílio; e diversos portadores com deficiência que estavam presentes, e puderam participar ativamente da discussão.
De acordo com o vereador Evangelista Ubirajara (Progressistas), que é cadeirante, o objetivo da reunião foi encontrar alternativa para conscientizar a sociedade, o poder público e entidades privadas, sobre os direitos fundamentais da cidadania das pessoas com necessidades especiais ou deficiência.
“A questão vai muito além da acessibilidade. Se trata também de levarmos em conta a sensação orgânica. Como a pessoa se sente quando não sabe para onde ir ? Ou quando enfrenta algum obstáculo e não sabe como seguir? Queremos desenvolver nas próprias pessoas com deficiências o interesse de buscar seu espaço no mundo, assumindo seu protagonismo na sociedade, deixando de ser objeto de filantropia e assistencialismo, para se tornar sujeito do meio onde estejam inseridas”, justificou o parlamentar
Foram discutidos temas e projetos relevantes que contribuem com a melhoria na inclusão e qualidade de vida dos PCD em São Gonçalo, e o cenário foi o Centro Comercial, e que recebe milhares de visitantes por dia, possibilitando assim, o encontro da população com os poderes institucionais do município, que se mostram cada vez mais próximos ao povo.
Vereador
Evangelista Ubirajara, que perdeu o movimento das pernas após sofrer um acidente em 2001, é um dos parlamentares mais atuantes na causa de pessoas com deficiência, sendo o autor do Projeto de Lei N° 1355/22 que inclui no município a Semana da Pessoa com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida.
Entre outras iniciativa do gênero elaboradas no Poder Legislativo estão os projetos ‘’Cidade Acessível’’; a opção de desembarque de ônibus fora das paradas obrigatórias para PCD; a Semana dos Esportes Paralímpicos; a instalação em escolas de equipamentos esportivos e de lazer adaptados a alunos com deficiência; dentre outras iniciativa.
Foto: Walace do Rosario