Os jovens gonçalenses têm assegurado agora o primeiro emprego nas empresas com fins lucrativos e incentivo ou isenção fiscal. Projeto de Lei do vereador Alexandre Gomes, aprovado e sancionado pelo Poder Executivo, garante que estas empresas têm que reservar 10% das vagas de trabalho para este público.
De acordo com o parlamentar, a execução da lei dará oportunidade a centenas de jovens da cidade. “Esta lei vem beneficiar diretamente o jovem que já se qualificou, está procurando emprego para complementar a renda da família, mas não conseguiu alcançar a inserção”, garante Alexandre Gomes.
O parlamentar garante ainda que embora esteja preocupado com a expressiva parcela de jovens desempregados, a Lei garante que o benefício deve atender a todas as pessoas que não possuem experiência profissional comprovada em carteira de trabalho ou por contrato de prestação de serviços, independente da idade.
De acordo com a lei, as empresas terão um período de três anos para assegurar a parcela. A não aplicação da medida acarretará perda do incentivo ou da isenção fiscal.
— A faixa etária entre 18 e 24 anos tem sido a mais mais afetada pelo desemprego em geral devido à resistência das empresas em contratar funcionários ainda sem experiência. Em um panorama de crise como o atual, o quadro se agravou. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a falta de ocupação formal para esta parcela cresceu cerca de 20% nos últimos 12 meses. Neste contexto, São Gonçalo se articula para facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho – explicou o vereador.
CAMILA GONELLI – ASCOM VEREADOR ALEXANDRE GOMES