Nesta quarta-feira, (01/11), o plenário Joaquim Lavoura recebeu a terceira e última audiência pública referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 e o Plano Plurianual (2022-2025). A reunião foi presidida pelo vereador Alexandre Gomes (PV), que é o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Gonçalo. Foram recebidos para a apresentação de planos orçamentários os representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Esporte e Lazer, Saúde e Defesa Civil, Turismo e Cultura.
O encontro marcou o encerramento da série de audiências públicas promovidas pelo Poder Legislativo referentes à LOA e à PPI, que dizem respeito respectivamente à estimativa de receitas e previsão de despesas que serão realizadas no próximo ano, e os objetivos e metas a serem seguidas pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos. Segundo o parlamentar Alexandre Gomes (PV), o objetivo das audiências foi cumprido, e a população pôde acompanhar apresentações de grande qualidade dos secretários presencialmente, mas também pela transmissão da TV Câmara, onde tinham direito de fazer indagações.
“Gostaria de agradecer a presença de todos, da sociedade civil que aqui se faz presente e em especial a população que nos assiste pela TV Câmara. Conforme foi falado em todas as audiências, a metodologia desse presidente foi mudada, a abertura agora é feita pela Secretaria da Fazenda, por termos alinhado com o Executivo a apresentação feita pelas secretarias para melhor entendimentos da população, dos vereadores e de todos, para assim podermos sanar todas as dúvidas possíveis de forma sucinta”, concluiu o parlamentar.
A representante da secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, Poliana Saly, informou que o órgão está focando em aumentar a oferta de serviço e trazer uma melhor qualidade de vida para os munícipes. “Vamos focar nossas despesas em capacitação das equipes, estruturação e diminuição da fila, em serviços de imagem e também aumentar as médias de cirurgias oncológicas. Temos boas previsões de clínicas a serem construídas e reformadas no município, algumas que já estão sendo iniciadas com conclusão em 2023”, comentou.
Já o secretário municipal de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, apresentou o mapeamento dos pontos turísticos da cidade, formação de novos roteiros, a criação de folders informativos e novas placas de sinalização referentes ao turismo. O secretário completou, “Passamos por um momento difícil da pandemia, onde os artistas acabaram não sendo tão contemplados, mas em parceria com nosso Prefeito Capitão Nelson, conseguimos dar uma boa atenção a eles, podendo valorizá-los ao máximo. Fizemos parceria com os principais shoppings da cidade, trazendo o fomento de artistas locais com músicas, danças, trazendo assim visibilidade mútua para o shopping e os nossos artistas. Conseguimos revitalizar todo o Centro Cultural Joaquim Lavoura onde hoje é a Secretaria, fizemos uma parceria com os grafiteiros de São Gonçalo e hoje trabalhamos em um local que faz total jus à cultura de nossa cidade”, concluiu.
Os secretários municipais presentes nesta última audiência foram: de Esporte e Lazer, Mauro Portugal Gomes; representante do Desenvolvimento Urbano, Fábio Carvalho; representante da Saúde e Defesa Civil, Pollyana Saly Gomes; e de Turismo e Cultura, Lucas Muniz. Além disso, estiveram presentes os vereadores, Piero Cabral (PMB), Prof. Josemar (PSOL) e Romário Regis (PCdoB). Dessa maneira, foi concluída a série de audiências públicas e todas as secretarias do Poder Executivo puderam apresentar seus planos e projeções para o próximo ano, além de fomentar a avaliação acerca do ano corrente. O encontro desta quarta-feira, bem como os anteriores, foi transmitido de maneira integral pela TV Câmara, através do Facebook e YouTube.