O projeto de resolução nº 0022/2022 foi aprovado durante a sessão plenária desta quarta-feira (26/10), e dispõe sobre a criação do Título de Personalidade Gonçalense Susana Naspolini. A homenagem será concedida a toda personalidade que contribui ou contribuiu com ações efetivas e de desenvolvimento social em favor de São Gonçalo. A iniciativa é do vereador Jorge Mariola (Podemos), que ainda prevê que cada vereador poderá propor quantas indicações forem necessárias, não havendo limite por legislatura.
O nome do título é uma homenagem à jornalista Susana Naspolini, falecida na última terça-feira (25/10). Susana Naspolini, foi repórter da GloboNews e dos telejornais locais da TV Globo, onde passou a conduzir o quadro de jornalismo comunitário “RJ Móvel”, do “RJTV”. Lá, ela se popularizou pela abordagem na denúncia dos problemas locais em bairros do Rio e da Região Metropolitana do Rio, esteve por diversas vezes em São Gonçalo para fazer as solicitações junto à população, sempre com bom humor e profissionalismo.
Susana sofria com um câncer em metástase no osso da bacia, que posteriormente se espalhou por diversos órgãos. Nas últimas semanas, ficou internada por conta da intensa quimioterapia. A jornalista foi autora de dois livros. Antes de “Terapia com Deus”, de 2021, lançou “Eu escolho ser feliz”, de 2019, uma autobiografia que enfatizava sua luta contra o câncer e o otimismo que ela dizia ser seu motor de superação para seguir em frente.
“Susana foi e sempre será uma grande inspiração de força e fé e profissionalismo. O intuito deste projeto de resolução é deixar o legado de serviço social prestado à população, através de seu trabalho incansável pelo bem-estar dos que mais precisam. Esse título não é meu, ele é do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Só no Colubandê, Susana Naspolini esteve dezenove vezes fazendo entrevistas com os moradores e reivindicando por aquela população. Esteve nos locais mais periféricos. Ajudou muito informando e denunciando. Ela realmente deixa um grande legado e vemos com tristeza a passagem dessa profissional tão jovem”, disse o parlamentar Jorge Mariola (Podemos), que finalizou indicando que a medalha imortaliza o nome da jornalista e que a partir de hoje irá agraciar nomes que contribuam para o desenvolvimento de São Gonçalo.