Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Isocafe Capelania, a Câmara Municipal de São Gonçalo promoveu, nesta sexta-feira (24/06), uma sessão solene no plenário Joaquim Lavoura para celebrar a atuação da instituição no território gonçalense. A solenidade foi proposta pelo o presidente do Poder Legislativo, o vereador Lecinho Breda (MDB), que em seu pronunciamento evidenciou a importância dos trabalhos da instituição para a sociedade.
“O Instituto Isocafe Capelania tem se empenhado na ministração de cursos de capacitação ministerial, principalmente àqueles relacionados à Capelania. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar pelo dia do capelão que foi no dia 21 de junho. Para quem não sabe, o capelão é uma autoridade eclesiástica garantida por dispositivo da lei Federal 9.982,00 a prestar assistência religiosa e a realizar cultos religiosos em comunidades”, destacou o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho.
Ao iniciar a cerimônia, o fundador e presidente do Instituto Isocafe Capelania, o pastor Ricardo Peres; o capelão da área social, Mário Teixeira; o representante da Igreja Católica da Casa da Misericórdia, o capelão Alexandre Sena; e o representante da Igreja Evangélica Avançar e vice-presidente do Instituto Isocafe, Matheus Peres, que formaram a mesa fizeram o uso da palavra com uma oração e, em seguida, uma apresentação de um vídeo institucional sobre os serviços prestados pelo Instituto Isocafe Capelania.
Logo após, iniciou as entregas dos títulos aos pastores e aos capelães pelas mãos do presidente do Poder Legislativo, o vereador Lecinho Breda (MDB), que parabenizou os homenageados ao lado do pastor Ricardo Peres. A primeira a receber a moção de aplausos foi a capelã Rita de Cassia Fernandes Machado Lima. Ela agradeceu ao parlamentar pela iniciativa que registrou nos anais da Casa Legislativa municipal aos serviços prestados pelos capelães.
“Com certeza esses capelães têm muito a oferecer ao nosso Estado e ao nosso país pelo trabalho que já vem desenvolvendo junto à sociedade, levando apoio social e mensagem de paz e esperança às pessoas que estão nos hospitais, nas ruas, pessoas com deficiência, presidiários e tantas outras que necessitam de apoio espiritual e assistência social. Então, é uma justa e imensurável homenagem. Muito obrigado, presidente Lecinho. Muito obrigado, pastor Ricardo”, disse emocionado.
Para o fundador e presidente do Instituto Isocafe Capelania, o pastor Ricardo Peres, a homenagem significa reconhecimento pelo trabalho desenvolvido de forma voluntária em prol das pessoas. Segundo ele, a solenidade teve por objetivo reverenciar aqueles que proporcionaram apoio aos doentes e a seus familiares neste difícil período marcado pela disseminação da covid-19.
“Vimos amigos e profissionais partindo e vocês estavam lá, garantindo o conforto espiritual aos doentes e a seus familiares. Vocês fizeram a história e, portanto, merecem estar nos anais da Câmara Municipal de São Gonçalo. Essa homenagem, vinda do presidente Lecinho – que representa o Poder Legislativo, é muito significativo para nós, porque é um reconhecimento do nosso trabalho, de tudo que estamos fazendo há anos em prol dos quem mais precisam. Todo o trabalho é realizado de forma voluntária e com muito amor”, ressaltou Peres, que recebeu o Título Legislativo Medalha Joaquim Lavoura.