A abertura da exposição “A caminho dos 200 anos da imigração Alemã no Brasil”, foi marcada por uma sessão solene com música e dança no plenário da Joaquim Lavoura na Câmara Municipal de São Gonçalo, na noite desta quinta-feira (01/09). A sessão solene foi proposta pelo presidente do Poder Legislativo gonçalense, o vereador Lecinho Breda (MDB), contou com a presença de descendentes dos que se estabeleceram em São Gonçalo e nos municípios da região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
O evento contou com o ambiente todo decorado com as cores da bandeira alemã e dos brasões das regiões do país europeu, as danças promovidas e as apresentações musicais. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho Breda (MDB), a comunidade alemã é uma das mais importantes no desenvolvimento sociocultural e econômico do Brasil, o que justifica a homenagem prestada pelo Poder Legislativo gonçalense.
“Os germânicos sempre estiveram presentes em atividades que enaltecem nosso estado, tanto no agronegócio quanto em outras que enaltecem o nosso Rio de Janeiro. É de muito valor prestar esta homenagem aos 200 anos da colonização alemã. O Legislativo não poderia ficar de fora deste momento. No Brasil, são 200 anos de presença alemã. O Rio de Janeiro acolheu os primeiros imigrantes onde hoje é o município de Rio Negro e eles, desde então, têm contribuído muito para o desenvolvimento de nosso estado”, declarou.
Para o prefeito de vice-prefeito de São Gonçalo, Sérgio Gevú, a imigração alemã ao município foi fundamental para a construção de seu povo. “Foi muito importante para o desenvolvimento dos aspectos culturais europeus na região. São Gonçalo teve a influência de outras etnias, mas a alemã, por ter sido a primeira do estado, tem um caráter especial que se desenvolve em eventos culturais e festivos que tem grande prestígio”, afirmou. “Devemos muito aos alemães em todos os aspectos de nosso desenvolvimento, com o cooperativismo, empreendedorismo e indústria”, frisou.
Entre as várias personalidades presentes e representantes de entidades comunitárias foram convidados a compor a mesa dos trabalhos, além dos vereadores Jorge Mariola (Podemos), Mariângela Valviesse (PSL), Vinicius (Solidariedade), Prof. Felipe Guarany (PRTB), o vice-prefeito de São Gonçalo, Sérgio Gevu, representando o prefeito Capitão Nelson.