Na última sessão realizada na Câmara Municipal, o vereador Glauber Poubel (PSD) trouxe em debate a questão da segurança pública e elogiou a eficiência do programa “Segurança Presente” em São Gonçalo.
“É indiscutível como a atuação do São Gonçalo Presente vem mudando positivamente a realidade da segurança pública em nossa cidade. É notável você andar na rua e ver uma vigilância ostensiva em diferentes bairros. Você olha para a população e percebe que ela está satisfeita com o trabalho que está sendo feito. Melhor que ter uma sensação de segurança é poder sair às ruas com sua família e constatar essa segurança. As políticas públicas adotadas pelo atual governo nessa área está reduzindo a criminalidade e devolvendo aos cidadãos de bem deste município, o sagrado e constitucional direito de ir e vir, de poder passear à noite com a sua família sem aquele temor de outrora. Por esse motivo, temos que parabenizar o secretário de Ordem Pública, o Major Davi, que está sendo incansável para trazer essa segurança para os gonçalenses que, por muitos anos, ficaram desmotivados até de transitar pelas ruas. Tenho certeza que esse avanço na segurança pública vai nos trazer bons frutos. As empresas voltarão a ter interesse em investir no nosso município, os comerciantes que fecharam as portas por falta de segurança voltarão a ter confiança e credibilidade para voltar, porque estão vendo a atuação e o policiamento do São Gonçalo Presente. O nosso prefeito, Capitão Nelson, é um especialista em segurança pública. Sua gestão tem apenas cinco meses, mas o resultado é esse aí que todos estamos vendo. Não tenho dúvidas de que as políticas de segurança implementadas pelo prefeito e pelo Major Davi avançarão e resultados ainda melhores serão obtidos nos próximos meses”, disse Glauber.
Em sua intervenção na tribuna, o vereador Jorge Mariola (PODEMOS) elogiou o trabalho dos agentes da programa São Gonçalo Presente, mas ressaltou o fato de a operação ocorrer apenas das 8h às 22h. Preocupado com a criminalidade fora desse horário, ele fez um apelo ao governador do estado para que sejam instauradas operações ininterruptas de 24 horas.
“A Segurança Presente deu uma nova dimensão em relação a segurança da cidade e eu gostaria muito que o governador do estado avaliasse a possibilidade dessa vigilância nas ruas ser mantida diariamente, por ininterruptas 24 horas. Nós temos a Segurança Presente até as 22 horas e sabemos que esses meliantes não são bobos. Na verdade eles só praticam o crime em horários que consideram convenientes e sem risco de serem flagrados, combatidos e presos. Eles sabem do horário de atuação do programa São Gonçalo Presente e evitam até de estar nas ruas antes das 22 horas. Mas nós, cidadãos de bem, quando saímos às ruas com nossas famílias, quando vamos ao shopping, quando passeamos nas praças e passamos das 22 horas, ficamos expostos e passamos a ser alvo fácil desses marginais. Portanto, precisamos trazer a Segurança Presente durante 24 horas. Eu não tenho dúvida que as famílias, os estudantes, os comerciantes e a enorme parcela da população que trabalha até mais tarde, se sentirão mais seguros e mais felizes”, ponderou o parlamentar.
Após conceder e ouvir com atenção o aparte do colega Jorge Mariola, o vereador Glauber Poubel apresentou dados estatísticos e comprovou, por meio de números, que o índice de criminalidade no município regrediu acintosamente de janeiro a março deste ano, em comparação a períodos semelhantes em gestões passadas.
“Quanto mais policiamento trouxermos para a nossa cidade, quem sai ganhando é a população. Os números não mentem. Somente entre janeiro e março deste ano, primeiro bimestre do Governo do Capitão Nelson, foram registradas 120 prisões, sendo 71 delas com mandato de prisão e 49 em flagrante. Números totalmente positivos. Diante desse choque de gestão na segurança pública que está sendo implementado em nossa cidade, com certeza, esse índice de criminalidade sofrerá uma queda ainda maior na estatística referente aos meses de abril e maio. É isso que a gente espera, uma polícia eficiente, proativa e cidadã”, verbalizou o parlamentar, que também é policial militar.
Por fim, comungando o pensamento dos colegas sobre os avanços do serviço de segurança pública prestado à população, o vereador Cici Maldonado (PL) elogiou o trabalho realizado pelo São Gonçalo Presente, mas sublinhou a necessidade de uma união maior entre governos federal, estadual e municipal para consolidar convênios e parcerias que viabilizem a implementação de programas que reduzam ainda mais a criminalidade e desfaçam nos empresários e empreendedores do país, a imagem negativa e violenta como o município é recorrentemente apresentado nos jornais e telejornais.
“Você hoje vê crianças jogando bola na rua novamente, pessoas sentadas na frente de suas casas. É evidente que estamos muito longe daquilo que gostaríamos, mas é um bom caminho que estamos chegando. Tenho certeza que em breve teremos 24 horas de Segurança Presente e realizaremos também o nosso sonho de trazer maiores investimentos para nossa cidade. Muitas empresas estão querendo vir para São Gonçalo e a redução dos índices de criminalidade contribuirá de maneira efetiva para que isso ocorra com mais celeridade. Só ontem eu sentei com três empresários. Eles estão querendo vir porque já estão sentindo a cidade mais segura”, finalizou Cici.
*Matéria redigida pela estagiária Louise Costa, sob a supervisão do assessor chefe de Comunicação Social da CMSG, jornalista Paulo Pintinho dos Santos.