Na manhã desta segunda-feira (29), o Plenário Joaquim Lavoura sediou uma audiência para apresentar e discutir os balancetes e demonstrativos do 1° quadrimestre de 2023, da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A reunião foi presidida pela vereadora Patrícia Silva (Cidadania), que também preside a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Casa Legislativa.
A presidente iniciou a Audiência “Boa tarde! Essa é uma oportunidade importante para que todos tomem conhecimento das ações da gestão na Saúde do município que é uma das principais prioridade do governo do Prefeito Capitão Nelson. Nas últimas apresentações foram mostrados números, estatísticas e apontado o quanto o município tem destinado recursos atendendo além do apontado pela Constituição Federal para manter e reestruturar nossa Saúde o compromisso com a população Goncalense”
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jozildo Rodrigues, expressou satisfação em estar mais uma vez cumprindo o que determina a lei 141. “Estamos aqui prontos para abrir as contas do Conselho Municipal de Saúde e trazer esclarecimentos para a população de São Gonçalo. A saúde no nosso município tem crescido muito, temos muitas inaugurações, e projetos sendo executados e concluídos. Hoje no município temos os números de cateterismos feitos em grande crescimento, nossa fila de cirurgia está zerando, a questão das filas quanto as cataratas pretendemos zerar ainda este ano. Então a saúde tem caminhado muito bem, claro que sempre tem o que melhorar, mas temos conseguido apresentar bons números”.
O controlador interno da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Henrique, apresentou o relatório de gestão fiscal que trata da execução orçamentária, financeira e patrimonial sob a responsabilidade dos agentes da Fundação Municipal de Saúde. E que também mostrou o orçamento inicial aprovado por lei na própria Casa Legislativa e acréscimos, e a abertura de créditos adicionais, análise de despesa. O controlador expressou a análise da receita, sendo prevista arrecadação em torno de 62% acima do ano anterior. Ainda apresentou a gestão financeira e econômica, balanço patrimonial, relações de pagamento na folha, gastos com clínicas, laboratórios e organizações sociais, empenhamentos do quadrimestre.
Além de Jozildo Rodrigues e Luiz Henrique também compuseram a mesa o Secretário do Conselho Municipal de Saúde, Haroldo Vicente; o Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde, André Emeric; o Procurador de Saúde, Dr. Claúdio Fernandes; o Presidente da Fundação de Saúde, Deivid Robert.