Por 21 votos a favor e nenhum contra, a Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (23), a Projeto de Lei nº 0050/2021, que institui incentivo governamental à prática do jogo de Xadrez nas escolas, praças e bibliotecas municipais, além da promoção de competições interescolares para alunos da rede municipal de ensino.
De autoria do vereador Nelsinho (AVANTE), o projeto estabelece que o Poder Executivo, através de secretarias municipais e autarquias específicas, bem como, por meio de convênios e parcerias com federações e clubes de Xadrez, promova à prática desse esporte olímpico, que aguça o raciocínio e eleva o nível da inteligência humana.
“Os jogos, de modo geral, possuem uma forte influência no aprendizado das crianças e adolescentes. Incluir o Xadrez na escola tem sido uma prática cada vez mais comum das instituições de ensino, visto que estimula a criatividade, a autoestima e o respeito ao outro. Tanto é verdade, que a UNESCO apoia e incentiva essa prática no ambiente escolar, chegando a criar o Comitê de Xadrez Escolar, pois reconhece nesse esporte que exercita o intelecto humano, uma poderosa ferramenta pedagógica”, esclarece o vereador Nelsinho.