Fruto do projeto de resolução nº 028/2021 da vereadora Priscilla Canedo (PT), e por meio da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, a Sala de Orientação à Mulher Gonçalense (SOMG) acaba de completar um ano. O espaço, localizado no interior do Palácio 22 de Setembro, foi criado para contribuir na causa do Legislativo contra a violência de gênero e/ou doméstica e oferece atendimentos gratuitos com profissionais de alta qualidade na área da psicologia, direito, assistência social, entre outros.
A variedade de serviços oferecidos é notável, conforme o relatório fornecido pela Comissão, a SOMG, já foram catalogados 13 casos de orientação psicológica, oito auxílios na área do direito civil, e 10 em assistência social, além de atendimentos no âmbito da saúde e do empreendedorismo.
De acordo com a justificativa para criação do espaço, a ”Sala de Atendimento e Orientação para Mulheres Gonçalenses” serve para contribuir com a promoção de políticas públicas para as mulheres e o combate à violência contra a mulher e o combate ao feminicídio na cidade de São Gonçalo. Também são atendidos casos de violência contra a mulher.
A vereadora Priscilla Canedo (PT), comemorou o primeiro ano da Sala de Orientação à Mulher Gonçalense (SOMG) como a conquista de um direito para a população de São Gonçalo. “Faço uma avaliação muito positiva desse espaço e esperamos que esse seja o primeiro ano de muitos. É muito gratificante para todas as pessoas envolvidas, pois muito tempo de estudo e aptidão e muita luta para atender as demandas dos gonçalenses. Agora nossa missão segue sendo divulgar esse espaço, para que cada vez mais pessoas tenham o conhecimento desse local acolhedor. Afinal, temos uma equipe de primeira. Todas prontas para orientar as mulheres no que elas precisam, seja atendimento jurídico, psicológico ou até social.”, celebrou a parlamentar.
A Sala de Orientação à Mulher Gonçalense fornece assistência às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 17h. Atendimentos podem ser feitos de forma presencial, no endereço Rua Dr. Francisco Portela, n.º 2814, sala 126, Centro; ou pelo telefone (21) 3857-9644, e são abertos a qualquer mulher gonçalense.