São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do estado, porém, em razão das enormes dificuldades financeiras e crescentes demandas sociais, é hoje, indiscutivelmente, um dos municípios fluminense mais difíceis de se governar. Não é tarefa fácil administrar diariamente problemas complexos em ambientes politicamente conturbados.
Impossível enfrentar e vencer tamanhos desafios sem a necessária serenidade, sensatez e sabedoria, frutos da paz espiritual. Que o diga, o prefeito Capitão Nelson (PL) e o presidente da Câmara Lecinho Breda (MDB). Tanto o Chefe do Poder Executivo quanto o Presidente do Poder Legislativo local, cientes da enorme responsabilidade de seus cargos, reconheceram a importância da presença de Deus em suas vidas, sobretudo, nos momentos de fazerem escolhas e tomarem decisões que impactam, diretamente, na vida de milhares de pessoas. Ambos conceberam que sem confiança e fé nas Escrituras Sagradas, as chances de encontrarem paz espiritual para superarem adversidades e obterem êxitos em suas importantes funções públicas, diminuem. Compreenderam que algumas soluções para problemas “insolucionáveis” que bateram e, ainda batem, cotidianamente, às suas respectivas portas, virão sempre por meio dessas orações que os fazem crer no incrível e realizar o que parecia impossível.
No livro de Mateus 18:20 (Capítulo 18, versículo 20) consta a seguinte mensagem: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
Fiéis à essas sagradas palavras, desde janeiro deste ano, o vereador Vinícius (SDD) e um grupo de pastores evangélicos de diferentes denominações, têm promovido encontros de oração em favor da paz, segurança e prosperidade do município. O primeiro ocorreu em 04 de janeiro; o segundo em 07 de abril; e o terceiro aconteceu ontem, dia 7 de julho, com a presença do prefeito, do presidente da Câmara e diversos vereadores.
Na foto acima, o Prefeito Capitão Nelson, ao lado do secretário municipal de Gestão Integrada, Douglas Ruas, recebe o grupo de oração em seu gabinete e ouve atentamente as sábias e fortificantes mensagens de fé proferidas pelo vereador Vinícius.
Nesses primeiros seis meses de administração, o somatório de competência administrativa, habilidade política, dedicação ao trabalho e fé em Deus, tem conferido excelentes resultados para o governo e para o parlamento municipal. À medida que esses encontros de oração seguem acontecendo, um número cada vez maior de respeitáveis cidadãos e cidadãs gonçalenses, independentemente da orientação religiosa, interessam-se em participar, pois reconhecem nessa iniciativa cristã e despolitizada, o objetivo real de pedir a Deus para abençoar as principais autoridades públicas do município, com saúde física, mental e espiritual. Todos no grupo de oração entendem que somente com Deus norteando os passos do prefeito e do presidente da Câmara, o sonho de transformar São Gonçalo numa cidade economicamente mais prospera e socialmente mais justa, ficará mais próximo da realidade.
“A fé não é um sentimento que as pessoas buscam apenas em momentos difíceis. A fé é um nutriente espiritual importante para o ser humano em qualquer tempo, circunstância ou lugar. Desde a meia-noite até as cinco horas da tarde desta quarta-feira, todos nós, do grupo de oração, fizemos um jejum em favor do município de São Gonçalo. Foram 17 horas de jejum. Quando jejuamos, alimentamos a nossa fé e nosso espírito se fortalece. Durante todo esse dia, nessa corrente de oração, pedimos a Deus, com muita humildade e muita fé, que ilumine os caminhos e direcione os passos dos nossos gestores públicos para que eles possam dar o melhor de si, para promoverem o desenvolvimento socioeconômico que nossa cidade tanto necessita e nossa população tanto merece”, afirmou o vereador Vinícius, um dos idealizadores e organizadores dos encontros de oração.
Além do prefeito Capitão Nelson e do seu Filho Douglas Ruas (secretário municipal de Gestão Integrada) participaram também do evento desta última quarta-feira, os vereadores Vinícius, Claudinei, Lecinho, Evangelista Ubirajara, Natan e Tião, bem como os pastores Carlos André Ferrugem, José Roberto (JR), Samuel Brito, Marcelo O. Leite, Rubens Domingos, Leonardo Flores, Pastora Jane, Roberto Ministério Brasas, Abmael, Leandro Silva, Alexandre Lima, Mário Lúcio e o apóstolo Jorge Luiz.