Com o objetivo de ouvir a população para a elaboração do projeto executivo de obras de construção do Parque Urbano, no bairro do Boa Vista, a Câmara Municipal de São Gonçalo promoveu uma audiência pública, nesta quarta-feira (30/11), no plenário Joaquim Lavoura. O encontro foi presidido pelo vereador Bruno Porto (Cidadania) e discutiu as obras que serão no lugar do antigo Piscinão de São Gonçalo, que está desativado desde 2014.
O plano terá um investimento de cerca de R$44 milhões, com capacidade para 12 mil pessoas e mais de 42 mil metros quadrados. O projeto vai atender uma das carências do município: a insuficiência de áreas verdes e de lazer. O complexo vai contar com áreas poliesportivas, academias para jovens e idosos, parque infantil, skate park, cascata, praça de eventos, anfiteatro e espaço para atividades esportivas, culturais e de recreação. Além de concha acústica, academia ao ar livre, parquinho, mirante, quadra e pista de atletismo.
No encontro foram descritas metas a serem traçadas, inspirações, perspectivas do projeto, fontes de recursos, além da apresentação do orçamento para as obras. Estiveram presentes autoridades e representantes dos órgãos públicos envolvidos e cidadãos gonçalenses. Os munícipes que compareceram tiveram a oportunidade de contribuir com perguntas e sugestões. Da mesma maneira, também pôde interagir quem assistiu apenas pela internet, com questionamentos a partir do chat da transmissão ao vivo pela TV Câmara.
O presidente da audiência, Bruno Porto, agradeceu ao governo do estado e do município que sempre está presente, e também agradeceu as intervenções do INEA na cidade do Rio de Janeiro. “Finalmente, nossa cidade está recebendo o devido reconhecimento. Nossa cidade vem crescendo e esse Parque vai levar nossa São Gonçalo a novos lugares. Os recursos estaduais finalmente estão chegando aqui. Ainda mais com essa parceria do deputado estadual eleito, Douglas Ruas, com as secretarias municipais. É mais um avanço no lazer de nossa cidade. Estávamos mesmo sentindo falta de um local destinado à diversão do gonçalense e agora teremos”, comentou o vereador.
Segundo a secretária municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Gabriela Bessa, foi a partir da concessão da CEDAE que houve um recurso extensivo e o prefeito nos permitiu fazer uma expansão no orçamento. “Desde então, elaboramos mais de 20 projetos de praças. Tem no Gradim, Boaçu, Jardim Catarina, essas praças são feitas dentro do eixo Novos Rumos de nossa secretaria e a população já está vendo serem construídas. Entendendo que esses recursos são finitos e temos que fazer um uso consciente do mesmo, a Secretaria foi buscar parceiros para ajudar a viabilizar ações através de outras fontes. Foi um pedido do Capitão Nelson que pudéssemos dar um novo uso a essa região que antigamente era o piscinão de São Gonçalo, que atualmente está subutilizado. Foi uma determinação da gestão revitalizar a área mesmo antes de saber de onde viria o recurso. Apesar de termos uma área grande, temos poucas áreas de lazer. Temos a praça Chico Mendes e a praça Zé Garoto, mas que não são do tamanho que pretendemos fazer com o parque urbano. Por isso nossa grande inspiração é o Parque Madureira”, apresentou a secretária.
O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho Breda (MDB), disse ser muito bom ver a audiência pública cheia, e que isso é muito bom para a cidade. “É uma satisfação imensa ter essa construção no município e, principalmente, no bairro Boa Vista, que é onde eu trabalho ativamente. A gente precisa de área de lazer, de locais que o povo gonçalense possa valorizar mais nossa cidade. Sem ter que ir para outra cidade. Eu não tenho dúvida que esse parque será um grande feito. O antigo Piscinão demandava muita verba e acabava limitando as modalidades de esporte. São Gonçalo tem sido olhado com outros olhos, nunca recebemos a devida atenção e carinho. Agora, finalmente estamos ganhando os devidos frutos. Temos estabelecido muitas parcerias e então não temos nada a perder. A minha esperança em dias melhores não para de crescer, e esse projeto vai ajudar muito”, afirmou o presidente do Poder Legislativo gonçalense.
Já o deputado estadual eleito, Douglas Ruas (PL), parabenizou toda secretaria municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, por mais uma iniciativa. “Tomamos essa medida de idealizar o projeto e o governador aceitou financiar nossa proposta. A cidade hoje é um dos municípios que está entre os primeiros nos investimentos do estado. Nós, temos projetos nos bairros do Bom Retiro, Marambaia e Sacramento. O MUVI que irá iniciar as obras nos próximos 15 dias. Fizemos o diagnóstico da carência de áreas de lazer e assim ocorreu. Iniciamos a revitalização das praças do nosso município, mas nos faltava um grande equipamento para esporte e lazer e esse projeto está para contemplar essa carência. Essa será uma ótima opção de lazer para toda família. Jovens, crianças, idosos e até pessoas de outros municípios, pois São Gonçalo tem uma posição estratégica”, comentou o ex-secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais.
De acordo com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello, o Governo do Estado tem um comitê de gestão com 260 projetos em fase de análise em andamento para São Gonçalo. “Considerando o município, que é onde temos atuado mais. Temos nove projetos em andamento e um orçamento de mais de R$ Um bilhão de reais. Algumas obras que podemos iniciar no final desse ano e no início do ano que vem. Sobre o Parque Urbano temos um orçamento de 40 milhões. Essa é a obra que fomenta cultura, lazer, saúde e bem-estar da população gonçalense. Temos a preocupação com as ocupações irregulares que acontecem em locais abandonados. Isso gera enchentes e as pessoas são afetadas. A melhor solução é a ocupação inteligente. Por isso eu gostaria de dar parabéns pela iniciativa, essa também é uma iniciativa ambiental. Parabéns a gestão Capitão Nelson, pode contar com o Estado do Rio de Janeiro”, discursou o presidente da autarquia.
Fizeram parte da mesa, além do vereador Bruno Porto (Cidadania), a subsecretária municipal de Projetos Especiais, Rafaela Santana; o secretário municipal de Esporte e Lazer; Lucio Portugal; a secretária municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Gabriela Bessa; o deputado estadual eleito, Douglas Ruas (PL); o presidente do Comitê Gestor da Secretarias das Cidades do Governo do Estado, Rafael Agenor; o Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello.
Marcaram presença também os vereadores Romário Régis (PDT), Jorge Mariola (Podemos), Piero Cabral (PMB), Cici Maldonado (PL), Vinicius (Solidariedade), Claudinei Siqueira (Republicanos), Nelsinho (Avante), Professor Felipe Guarany (PRTB), Mariangela Valviesse (PSL), Prof. Josemar (PSOL), Alexandre Gomes (PV) e o presidente da Câmara, Lecinho Breda (MDB).