Na sessão ordinária desta quarta-feira (18), com 20 votos a favor, a Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou o Projeto de Lei nº 1224/2021, que institui o Programa Crianças Seguras nas escolas da rede municipal de ensino.
De autoria do o vereador Juan Oliveira (PL), o programa tem o intuito de promover palestras para estudantes do ensino infantil e fundamental, nas quais serão abordados os seguintes temas: prevenção de acidentes de trânsito; prestação de primeiros socorros, entre outros, relacionados a enchentes, incêndios, deslizamentos, que fazem parte das atividades exercidas pelos agentes do Corpo de Bombeiros, que ministrarão as palestras. Nelas, os estudantes receberão ensinamentos para lidar com animais peçonhentos, como por exemplo, cobras, lacraias, aranhas ou escorpiões. Caso algum desses bichos venenosos apareça em suas respectivas casas, o aluno saberá agir de maneira correta, sem prejudicar sua saúde física ou o ecossistema.
“Trata-se de um projeto de lei que pretende gerar conhecimento, estimular a atenção e o cuidado de acidentes cotidianos. Por exemplo, se houver um incêndio acidental no fogão de cozinha, o que devemos fazer? Se uma cobra venenosa invade uma residência, qual procedimento correto devemos adotar? Essas perguntas e muitas outras dúvidas que temos sobre como agir diante desse tipo de situação, serão dirimidas nos cursos e palestras ministrados por agentes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, corporação que é referência na didática desse assunto, dentro e fora do ambiente escolar”, justificou o parlamentar.
*Matéria redigida pela estagiária Jussiara Souza, sob a supervisão do assessor chefe de Comunicação Social da CMSG, jornalista Paulo Pintinho dos Santos.