A secretária de Controle Interno de São Gonçalo, Danielle Fabrícia de Matos Silva, apresentou nesta quarta-feira (31), no plenário da Câmara dos Vereadores, avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2017. Os números mostraram queda na arrecadação de impostos e no repasse de verbas dos governos federal e estadual. Porém, o governo municipal aplicou em Educação e Saúde recursos acima do que prevê a legislação.
— O prefeito José Luiz Nanci, apesar da queda na arrecadação, investiu 25,83% em Educação e 17,39% na Saúde, índices bem acima do que determina o limite constitucional que é de 25% para Educação e 15% na Saúde. Também atingimos na remuneração do magistério no ensino fundamental 82,48% sobre as receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), enquanto o limite constitucional é de 60% — explicou a secretária.
Durante a audiência, que contou com as participações dos vereadores Seu Marcos e Eli da Rosa Bela, a secretária garantiu que o prefeito determinou medidas para melhorar a arrecadação para que no próximo quadrimestre os números sejam melhores para a cidade. Ela informou ainda que, entre as medidas, está o enxugamento da folha de pagamento.