Foi realizada na manhã de hoje (4), a diplomação e posse, dos “vereadores”eleitos para o Parlamento Jovem Gonçalense, da Câmara de São Gonçalo. O projeto de autoria do vereador Lucas Muniz Durante esta semana, eles estarão conhecendo o funcionamento da Câmara Municipal, entendendo o papel dos vereadores, conhecendo pontos turísticos e um pouco da história da nossa cidade.
“Fico muito feliz de ver os jovens participando pelo segundo ano desse projeto, do qual me orgulho muito. É um projeto que inclui o jovem na política”, disse o vereador Lucas Muniz.
O presidente da Câmara de São Gonçalo, Diney Marins, falou sobre as funções do legislativo. “O Legislativo é a casa de vocês, a “Casa do Povo”. Nossa missão e função é fiscalizar o poder executivo, as ações do prefeito, contratos, secretarias e outros. E, também a de criar leis, que beneficiem a população”, explicou o presidente.
O aluno que teve o maior número de votos, Wendel Fernandes de Oliveira, da Escola Municipal Alfredo Carlos Soares Dutra, está participando pelo segundo ano, disse que quer ajudar a cidade. “O Parlamento é ótimo, temos diversos exercícios e ensinamentos. Eu quero não só garantir melhora no meu colégio, como em toda cidade”, disse o jovem parlamentar.
O deputado estadual, Coronel Fernando Salema, falou sobre o processo democrático da eleição da mesa diretora. “Vocês estão aprendendo sobre democracia. Foi escolhida uma chapa, mas os componentes das outras chapas devem cobrar a que ganhou e não se sentir derrotados. Porque todos devem exercer o papel de vereador de escutar a população e trazer sugestões para leis e fiscalizar o funcionamento do seu colégio”, explicou Salema.
Dos 27 jovens eleitos, 19 são meninas e a mesa diretora foi formada em sua maioria por mulheres. A presidente eleita, Letícia dos Santos, disse em seu discurso que os alunos não tem voz. “Eu quero melhorar as nossas escolas. Falta muita coisa. E, não podemos opinar para a melhoria do ensino, da nossa escola”, disse a presidente do Parlamento Jovem Gonçalense 2019.
A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara, Diney Marins, do deputado estadual, Coronel Fernando Salema, do Conselheiro Tutelar, Alan Rodrigues, do Diretor da Câmara, Marco Rodrigues, do ativista cultural, Romário Regis, o vereador Jalmir Junior e do 1° Sargento do 7° BPM, Luis Valle.
Mesa Diretora:
Letícia dos Santos Lima do Nascimento – Presidente
Luly Faustino Borges – 1ª vice-presidente
Geovana Inês Araújo Correa – 2ª vice-presidente
Pedro Antônio da Silva Santos Marinho – 3º vice-presidente
Leonardo de Oliveira – 3º secretário
Ana Carolina da Silva de Oliveira – 2º secretária
Laryssa Afonso Raposo – 1º secretária
Relação dos Parlamentares eleitos:
1 – Wendel Fernandes de Oliveira – Almirante 72
2 – Ana Julia Freitas de Castro Canto – Paulo Freire 59
3 – Melyssa Januário Uchôa – Carmen Aguiar 47
4 – Beatriz Monteiro Rodrigues dos Santos– Carmen Aguiar 46
5 – Geovana Inês Araújo Correa – Marluce Sales 26
6 – Laryssa Afonso Raposo – Marluce Sales 23
7 – Leonardo de Oliveira – Marluce Sales 22
8 – Amanda – Almirante 21
9 – Guilherme de Souza Batista – Luiz Gonzaga 20
10 – Letycia dos Santos Lima do Nascimento – Luiz Gonzaga – 19
11 – Peterson – Luiz Gonzaga
12 – José Cláudio
13 – Lays Lima – Luiz Gonzaga
14 – Isabelly – Nilo Peçanha
15 – Nathalia – Almirante
16 – Camily- Almirante
17 – Ana Júlia- Almirante
18 – Quizia – Almirante
19 – Marlon – Almirante
20 – Douglas
21 – Vivian – Marluce Sales
22 – Luly- Marluce Sales
23 – Roger – Paulo Freire
24 – Anna Carolina- Paulo Freire
25 – Ana Carolina – Carmen Aguiar
26 – Aila- Carmen Aguiar
27 – Maria Clara – Carmen Aguiar
Suplentes :
Gabriela – Carmen Aguiar
Wagner – Paulo Freire
Lucas – Paulo Freire
Pedro – Paulo Freire
Gabriel- Marluce Sales
Rodrigo – Marluce Sales
Osvaldo – Marluce Sales
Curtir isso:
Curtir Carregando...