Na tarde desta segunda-feira (27), o plenário Joaquim Lavoura sediou a Audiência Pública de prestação de contas do Chefe do Executivo Gonçalense. A reunião apresentou dados do 3° Quadrimeste de 2022, sendo presidida pelo vereador e líder da Comissão de Finanças e Orçamento, Alexandre Gomes (PV). Ainda compuseram a mesa, a vereadora Patrícia Silva (Cidadania) e alguns membros da Secretaria de Controle Interno, como o subsecretário de controle interno, Edson Pestana; a secretária, Roberta Fernandes; o subsecretário de contabilidade, Luiz Antônio e o chefe de contabilidade, Sávio Santa Barbara.
“Estamos fornecendo dados publicamente a todos os cidadãos, com objetivo de demonstrar, de forma clara e transparente, o cumprimento das metas e gastos estabelecidos. É importante para a sociedade civil acompanhar essas apresentações, para tomarem ciência, para onde estão destinadas as nossas verbas e com o que de fato o Poder Municipal gasta. Uma audiência de grande valia para a população, que avalia as contas do governo e se estão dentro dos limites legais e constitucionais”, expressou o parlamentar, Alexandre Gomes (PV)
Na ocasião, o subsecretário de contabilidade Luiz Antônio apresentou uma avaliação das receitas, o comparativo previsão versus arrecadação, avaliação das despesas, comparativo de despesas fixadas e executadas quanto a algumas funções, resultado primário, resultado nominal. Além da prestação de contas em relação aos limites da gestão fiscal como, por exemplo, a receita corrente líquida, despesa com pessoal, despesas próprias com saúde e despesa com a manutenção do ensino.
Ao fim da audiência, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento destacou alguns percentuais que o impressionou devido ao percentual baixo em comparação com as determinações da Constituição Federal e afirmou não se lembrar de taxas abaixo dos prudentes nos governos passados. Dentre os tópicos do relatório foram pontuados os gastos com pessoal, na saúde e da educação.