Em sua primeira edição o Projeto “Parlamento Jovem Gonçalense”, conta com a participação de jovens alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares, que vivenciaram por dois dias o processo democrático como vereadores na Câmara Municipal de São Gonçalo. A riqueza de aprendizado é grande e os eleitos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com outras culturas, o PJG potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. Dos 27 eleitos, 16 são mulheres. O PJG está na contramão da política brasileira, com o personagem principal feminino neste cenário.
No processo de escolha nas escolas, a vereadora eleita com maior número de votos a aluna da Escola Estephânia de Carvalho, do bairro Laranjal, Thammy Amorim, disse que deseja ajudar os seus colegas de escola no parlamento jovem. “Estou muito feliz em estar aqui, agradeço a todos os votos, uma experiência muito diferente, estamos aprendendo muito. E com certeza, vou estar aqui para ajudar a trazer todas as solicitações dos meus amigos e do meu bairro. Para ajudar a todos”, explicou a aluna.
Para o aluno do Centro Educacional Carmem Aguiar, eleito presidente da mesa diretora, a importância do projeto está na aproximação dos jovens com a política. “Eu quis participar do parlamento porque assim como meu, muitos gonçalenses não sabem o papel de cada poder, o que cada um faz. Eu queria estar aqui aprendendo sobre como funciona para poder passar para os meus amigos, para minha família, para todos que tiverem envolta. Estou achando importante este espaço para que nós, que somos mais jovens, de falar o que vemos na cidade, os problemas, o que estamos vivendo na nossa cidade”, disse.
Os vereadores do PJG se reunirão uma vez por mês, para realizar sua sessão no plenário da Câmara, com o auxílio do autor do projeto, o vereador Lucas Muniz, sua assessoria e os funcionários da Câmara. A próxima sessão está marcada para o dia 27 de agosto, às 14h.
Curtir isso:
Curtir Carregando...