Neste mês de novembro, o Centro Cultural Palhaço Carequinha está expondo obras de arte em homenagem ao município de São Gonçalo. Um dos artistas responsáveis pelo evento é Alan Araújo da Silva, educador e ilustrador autônomo. Formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, em 2016, ele possui Licenciatura em Educação Artística e é habilitado em Artes Plásticas. em 2014, durante o período universitário, teve suas primeiras experiências como professor, estagiando no CAP-UFRJ. Em 2015, Integrou a equipe de mediadores visitantes em galerias e nos anos de 2016 e 2017, na condição de profissional, foi contratado pelo Centro Cultural do Banco do Brasil, o CCBB-RJ, para trabalhar como Arte Educador. Nesta atividade, realizou oficinas de produção artística, promoveu práticas educativas e visitas guiadas. Atualmente vem se dedicando a trabalhos artísticos em ilustração tendo realizado serviços que foram publicados pela empresa Oi Futuro, entre outras, sediadas pela Globosat.
O outro artista responsável pela exposição na Câmara Municipal é Cláudio Cruz Silva. Natural de São Gonçalo, desde a infância descobriu seu talento para o universo das artes e tornou-se um artista autodidata, Seu primeiro contato com as artes gráficas foi na antiga AIS Computer Training, onde aprendeu a desenhar e criar composições em variados softwares. Em 2007, enquanto cursava a escola, foi convidado a participar do projeto Jovens Talentos Para a Ciência da FAPERJ/CECIERJ, onde teve o seu primeiro contato com pintura em tela no LAHVI, um dos departamentos de Biologia Botânica da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Os anos passaram, mas até hoje participa ativamente das exposições coletivas e itinerantes que a universidade realiza. Todas as suas exposições retratam a fauna e a flora oriundas da mata atlântica, e ressaltam a importância da educação ambiental e preservação da mesma. Ou seja mais de 10 anos expondo e educando a população carioca através da arte! Aperfeiçoou sua técnica de pintura e desenho no projeto Usufruir da Pesca da antiga Industria de Cinema e Animação de São Gonçalo situada no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor (CRIAM). Nesta instituição, chegou a dar aula de pintura e desenho para jovens infratores. Em 2012 Ingressou na EBA – Escola de Belas Artes da UFRJ cursando o curso de Composição Paisagística. Em 2015 Ganhou bolsa do Santander Universidades para cursar Design Multimídia no Real Colégio das Artes na Universidade de Coimbra em Portugal, por um semestre através de Intercambio Cultural. Atualmente trabalha criando e executando Projetos Paisagísticos para o Estado do Rio de Janeiro e região do Norte do país. E além disso, desenvolve ilustrações de cunho botânico e outros seguimentos.
Nessa breve entrevista que concederam à Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de São Gonçalo, Alan e Cláudio discorreram sobre o poder transformador da arte e da cultura na vida de um ser humano.
Qual o benefício uma obra de arte pode gerar na vida do ser humano?
A arte provoca mudanças, reflexões e interferências. Acho que a arte é uma mera contemplação do belo.
Como vocês costumam analisar o grau de satisfação do público diante as obras expostas?
A partir da apreciação dos visitantes.
Por que a Câmara de São Gonçalo foi escolhida para receber essa exposição?
O palácio 22 de Setembro é um dos prédios que nós mais admiramos em São Gonçalo, e a pouco tempo, descobrimos que ele é um dos primeiros prédios modernistas da década de 40 no estado do Rio de Janeiro. Descobrimos também que seu painel de azulejo da fachada principal é obra de uma ex-aluna da Escola de Belas Artes da UFRJ. E quando a querida Marina Morena do Centro Cultural da própria Câmara nos convidou para expor nesse mesmo prédio, nós ex-alunos da mesma universidade, aceitamos de bom grado! Essa exposição é uma doação para o Palácio 22 de Setembro.