Vereadores de São Gonçalo votaram a favor do relatório da Comissão de Orçamento e Finanças rejeitando as contas do ex-prefeito Neilton Mullin referente ao ano de 2016. Foram 18 votos pela rejeição, cinco pela aprovação e três abstenções. O vereador Misael da Flordelis faltou a sessão. Com a votação, Mulim fica inelegível por oito anos.
O relatório seguiu orientação do parecer dado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apresentou quatro irregularidades e 30 impropriedades, entre elas de o governo ter desrespeitado o limite de despesa com pessoal desde o 2º quadrimestre de 2015 e pelo cancelamento de restos a pagar no valor de mais de R$ 12 milhões.
De acordo com o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, vereador Nelson Ruas, o capitão Nelson, o ex-prefeito teve o direito de se defender, mas sua defesa foi infeliz em acusar os ex-secretários. “A Comissão e os vereadores garantiram o direito do ex-prefeito Neilton Mulin se defender, mas os seus advogados erraram em colocar a responsabilidade nos secretários municipais”, avaliando.
O parecer da Comissão, segundo Capitão Nelson, foi dado “após analisar atentamente os dados fornecidos pelo TCE, e corroborando com o seu relatório, concluímos emitir parecer prévio contrário a aprovação das contas do ex-prefeito Neilton Mulim referente ao exercício de 2016”.