Na sessão ordinária desta quarta-feira (11), antes mesmo de os vetos do Poder Executivo às emendas parlamentares à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), entrarem em discussão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lecinho Breda (MDB), com a anuência dos colegas, “quebrou o protocolo” e prestou uma justa e merecida homenagem a três personalidades públicas locais que, por meio de suas respectivas atividades, prestam relevantes serviços à população.
O primeiro homenageado foi Antônio Lopes Raposo Filho (foto abaixo), carinhosamente apelidado de Raposinho, que há 43 anos integra o quadro efetivo de servidores do Poder Legislativo Municipal de São Gonçalo.
“Ao longo de 43 anos de serviços prestados a esta casa legislativa, Raposinho sempre foi um funcionário exemplar. Jamais teve qualquer ato que desabonasse a sua conduta. Sempre primou pela disciplina e sempre cumpriu, à risca, as orientações e as ordens a ele dada por seus superiores e, muitas vezes, suas ações foram mal interpretadas por algumas pessoas que não compreendiam sua dedicação à prestar com eficiência as tarefas de sua incumbência. Às vésperas da merecida aposentadoria, eu não poderia deixar de render-lhe essa Moção de Aplausos, por tudo que ele representou e contribuiu com essa casa nessas últimas quatro décadas”, destacou Lecinho.
Outro homenageado com uma Moção de Aplausos foi Renato Andrade Barroso (foto abaixo), servidor de carreira do Banco do Brasil, que por onze anos, gerenciou a principal agência da instituição no município.
“O Renato é um filho legítimo dessa terra, um gonçalense de valor imensurável, que com sua presteza e sensibilidade humana, muito colaborou e ainda colabora no atendimento bancário respeitoso e de qualidade que a população precisa e merece. Essa Moção de Aplausos é um reconhecimento por sua trajetória profissional e conduta pessoal no exercício de sua atividade”, salientou o presidente.
E para encerrar o momento solene, Lecinho, prestigiou o segmento cultural gonçalense, conferindo ao talentoso escritor Jorge Alves da Silva Gomes, o Título Legislativo Medalha Joaquim Lavoura, maior honraria do município. Amigo do escritor desde a infância, o presidente acompanhou toda sua trajetória de vida e se disse lisonjeado pela honra de poder prestar-lhe a emblemática homenagem.
“Jorge é meu amigo amigo há muitos anos, fomos criados juntos, lá na roça. Trata-se de um homem humilde, um ser humano fantástico. Ele foi agraciado por Deus com um dom maravilhoso, que poucas pessoas tem, que é a capacidade de definir com precisão, por meios literários, o pensamento, o sentimento e o comportamento humano. Jorge é um brilhante escritor. Tive a honra de poder ajudá-lo a lançar seu primeiro livro intitulado ‘EU-GÊNIO’, que foi um sucesso. Sugiro a todos os meus colegas e a todos que estão nos assistindo pela TV Câmara, que procurem ler esse livro. pois seu conteúdo é um convite à reflexão sobre a vida, fazendo-nos enxergar por ângulos diferentes, realidades cotidianas que nem sempre observamos. Essa ótica privilegiada que Jorge possui sobre o mundo em que vivemos, contribui de maneira efetiva para nosso crescimento e evolução como seres humanos. Ele é autor também de outra obra-prima ‘OPOSTOS SOBRE O MESMO TETO’, cujo título já diz tudo. Por tudo que acabo de relatar e por muito mais, sinto-me lisonjeado e extremamente feliz por homenageá-lo hoje, com a Medalha Joaquim Lavoura, na presença de sua esposa e suas filhas”, finalizou Lecinho.