Eleita no dia 14 de dezembro para comandar os trabalhos da Câmara Municipal nos próximos dois anos. No final da manhã desta segunda-feira (02/01), foi realizada, no plenário Joaquim Lavoura, a cerimônia de posse da nova composição da Mesa Diretora que estará à frente dos trabalhos da Câmara Municipal de São Gonçalo. O presidente do Poder Legislativo, o vereador Lecinho (MDB), foi reeleito ao cargo com chapa única inscrita e aprovada por vinte cinco votos favoráveis e 1 abstenção.
Na cerimônia, compareceram familiares dos parlamentares empossados e os colaboradores do Palácio 22 de Setembro. São atribuições da Mesa Diretora, a coordenação das atividades legislativas, como o recebimento e despacho de proposições, a relação com outros órgãos e instituições, a administração interna da Casa e as reuniões com o Colégio de Líderes. Também estão entre as responsabilidades do presidente a inclusão de projetos na pauta e a condução das reuniões do plenário, além da nomeação de vereadores para as comissões.
À Mesa Diretora compete privativamente a aprovação da proposta do orçamento anual da Casa e a emissão de parecer sobre os projetos que proponham alteração do Regimento Interno ou que fixem a remuneração dos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e vereadores). Também é de sua competência a criação, mudança ou extinção de cargos do quadro funcional da Câmara e a concessão de autorização para o prefeito se ausentar do Município.
Além do presidente do Poder Legislativo, o vereador Lecinho (MDB), foram reeleitos e empossados para a Mesa Diretora, o primeiro vice-presidente, Vinicius (Solidariedade); segundo vice-presidente, Magú dos Brinquedos (Avante); terceiro vice-presidente, Claudinei Siqueira (PRB); primeiro-secretário, Cici Maldonado (PL); segundo-secretário, Bruno Porto (Cidadania); e terceiro-secretário, Piero Cabral (PMB).
Durante a sessão, conforme disposto no Regimento Interno do Poder Legislativo, o presidente eleito, leu o ato convocatório disponibilizado no Diário Oficial no dia 29 de dezembro, que apresenta a composição da Mesa Diretora. O termo de posse foi lido em cerimônia e logo após assinado por cada um dos pares componentes a Mesa do Biênio 2023-2024.
O chefe do Poder Legislativo, Lecinho (MDB), disse estar grato em poder contribuir com a Casa de Leis mais uma vez, trazendo uma legislatura de excelência. “Nesse momento tão importante para todos nós que fomos reeleitos. Eu agradeço a Deus, aos meus companheiros, aos outros vereadores dessa casa e agradeço por essa reeleição. Não posso esquecer também de todos os funcionários dessa casa, dos concursados, da empresa da limpeza e de cada setor. Com eles e conosco aqui da mesa possamos cumprir todas as obrigações desta Casa de Leis. Temos um dever aqui, de trabalhar com o máximo de comprometimento possível. Eu creio que tudo dará certo. Porque aqui, eu assumi um compromisso com os vereadores e com a população gonçalense. Eu não tenho a intenção de me reeleger para presidente na próxima eleição. Acho que 4 anos é o suficiente para fazer um bom trabalho, deixando um belo legado no Legislativo”, o parlamentar finalizou expressando sua alegria em compartilhar esse momento com sua família e todos os que fazem parte do seu mandato.
Já o primeiro vice-presidente, o vereador Vinicius (Solidariedade), agradeceu a Deus por tudo o que ele tem proporcionado. “Graças a ele, estou aqui hoje. A minha esposa também, que a pessoa que me dá grande suporte. Orando por mim e me apoiando. Me ajudando na caminhada. Queria também agradecer a cada companheiro aqui dessa mesa e dessa legislatura. Eu tenho aprendido muito com vocês e compartilhado muitas experiências. Eu realmente espero que esse biênio continue trabalhando perfeitamente. Saibam que o nosso principal objetivo é entregar um exercício pleno e transparente a população”, finalizou o vereador.
O segundo vice-presidente, o vereador Magú dos Brinquedos (Avante), revelou ser seu primeiro mandato e disse estar aprendendo muitíssimo. “Ainda mais com a amizade que eu tenho com essa turma da Mesa Diretora. A cadeira que eu ocupo, é de Jesus Cristo e dada por ele. Tenho um grupo excelente comigo, o grupo Magú, que também tem me ajudado muito. Minha esposa me ajudou muito também nessa caminhada. Eu fico realmente muito feliz de estar podendo contribuir com o máximo de gonçalenses que eu consigo. Então, eu realmente fico muito grato de estar entregando meu máximo aqui, por São Gonçalo”, afirmou.
Quem discursou também foi o terceiro vice-presidente, o vereador Claudinei Siqueira (Republicanos), expressou estar naquela posição graças a igreja dele e aproveitou a oportunidade para dizer que o seu mandato foi enviado por ela. “Então eu louvo a Deus por isso, agradeço ao meu gabinete por toda a ajuda e todo o trabalho feito. Aos vereadores também, que ajudaram muito na minha transição e quando eu não tinha ideia de nada sobre a vida parlamentar. Estamos aqui, por uma São Gonçalo melhor e de qualidade para todos nós gonçalenses”, comentou.
O primeiro secretário da Mesa, o vereador Cici Maldonado (PL), confessou que a luta para chegar onde ele chegou e agradeceu a Deus. “É um privilégio participar dessa Mesa Diretora, a qual somos parceiros em tantos momentos. Parceiros de vida, parlamento, política, parceria essa que eu compartilho com a cidade gonçalenses. Tentei por 16 anos entrar nesta casa, mas nunca reclamei porque sei que Deus tem o tempo certo para tudo e dito e feito. Esse foi o tempo que ele decidiu me contemplar com esse mandato” discursou.
O segundo secretário da Mesa, o vereador Bruno Porto (Cidadania), confessou estar muito grato em ter contemplado esse cargo. “Hoje eu tive a honra de ser nomeado para um cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer, por um período. Se Deus quiser eu vou voltar, para poder concorrer a próxima eleição. Eu espero contar com a parceria de todos os vereadores, e poder ajudar os pares o máximo que eu puder. Estamos na luta sempre, na Casa Legislativa ou no Poder Executivo, estamos aqui única e exclusivamente por São Gonçalo”, disse.
O terceiro secretário, o vereador Piero Cabral (PMB), contou que se hoje está onde está é graças a sua família e filhas. Disse que elas têm grande participação no que ele se tornou. “Se eu luto todo dia para uma São Gonçalo. Fiscalizando, ajudando a população, é porque eu quero uma São Gonçalo melhor para elas viverem. As pessoas acham que ser vereador é fácil, mas não é não e além das críticas que recebemos. Temos o dever de proporcionar algo bom aos gonçalenses. Eu tive grandes referências na minha infância, com meu pai e a minha mãe. Se estou aqui hoje é graças a eles. Por serem um exemplo para o eu adulto, alguém com voz ativa politicamente. Eu queria agradecer a todos vocês, a cada funcionário da Câmara, por todo o cuidado e companheirismo”, o parlamentar deu fim a sua fala dizendo que para ele, o presente mandato está sendo um grande aprendizado.