A Câmara Municipal de São Gonçalo recebeu durante a sessão plenária, desta terça-feira (30/08), Wallace Salgado de Oliveira, um dos filhos, amigos, familiares e funcionários da Universo para agradecer as homenagens à memória da reitora Marlene Salgado de Oliveira, falecida em maio, promovidas pelo Legislativo gonçalenses. Entre as condecorações, foi o Projeto de Lei 133/2022 aprovado no Legislativo e sancionado pelo Executivo, que alterou o nome da Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba para Escola Municipal Marlene Salgado de Oliveira.
A mudança do nome da unidade de ensino foi de autoria do presidente da Casa, o vereador Lecinho (MDB) e os vereadores Nelsinho (Avante), Bruno Porto (Cidadania) e Mariangela Valviesse (PSL) também assinam a iniciativa como co-autores. Além do Projeto de Resolução 396/2022, que criou o Título de Mérito Legislativo Medalha Educadora Marlene Salgado de Oliveira de autoria do vereador e presidente da Casa, Lecinho Breda (MDB), e co-autoria dos outros 26 parlamentares.
O autor das suas homenagens a professora Marlene Salgado, o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho (MDB) falou sobre a importância de dona Marlene para a cidade e também sobre a homenagem da escola, localizada no bairro onde foi criado e viveu durante 25 anos. Segundo ele, a professora Marlene foi uma pessoa fantástica, uma gonçalense de verdade, e teve um prazer muito grande em poder fazer essa homenagem ao lado dos vereadores Nelsinho, Bruno Porto e Mariangela Valviesse. E agradeceu a todos os vereadores que prontamente aprovaram o projeto.
“Fizemos também um outro projeto de lei criando o título e medalha, porque ela é mais do que merecido. Eu tenho certeza que o Executivo também vai fazer uma homenagem a ela, tão importante quanto as duas homenagens a ela que foram aprovadas nesta Câmara. A professora Marlene foi uma lutadora pela educação, deu muitas oportunidades a muitos gonçalenses, ajudando com bolsas de estudos. Infelizmente nós só podemos homenagear alguém com o nome num espaço público, após a sua morte. Mas a professora Marlene merecia tudo isso em vida, pela importância dela na Educação em São Gonçalo, Niterói e no Brasil”, discursou o presidente do Poder Legislativo gonçalense.
Para o reitor da Universidade Salgado de Oliveira e filho da homenageada, o Dr. Wallace Salgado de Oliveira, a instituição, através de seus mantenedores, filhos e demais familiares, bem sensibilizados, agradecem em homenagem à sua reitora, professora Marlene Salgado de Oliveira, eternizando sua vida e obra, tornando-a um símbolo quando nomeia seu nome a uma escola municipal. De acordo com Wallace, hoje, já num plano divino, seu coração se alegra, pois sempre amou a terra gonçalense e nela dedicou sua obra educacional. Marlene dizia que São Gonçalo me acolheu como cidadã e que teria que deixar um legado que contribua para o desenvolvimento da alma do povo gonçalense. É uma obra foi aqui tecida com suor, amor, determinação e responsabilidade, honrando o título de cidadã gonçalense, recebido do até então vereador Otto São Paio.