O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho Breda (MDB), fez balanço positivo das ações realizadas em 2022, que também completa dois anos à frente do Poder Legislativo gonçalense. Somente em 2022, os vereadores apresentaram 1.657 indicações legislativas, sugestões de serviços ao Poder Executivo, como serviço de tapa-buracos, troca de lâmpadas, sinalização de vias, diversas obras e melhorias no geral para o município.
Ao todo, 284 projetos de lei foram apresentados, sendo que 100 foram sancionadas pelo Poder Executivo, portanto, já estão em vigor. Além disto, 26 mensagens do Executivo foram votadas, 1.529 moções de aplausos obtiverem aprovação, 41 leis promulgadas, 32 moções de felicitações promovidas, 24 moções de pesar e nove vetos do Executivo foram votados. Também foram realizadas 73 sessões plenárias, 12 sessões solenes, 29 audiências públicas e três sessões extraordinárias para tratar de diversos assuntos de interesse da coletividade. Além disso, foram apresentadas 239 Emendas à LDO, 126 requerimentos de informação, 59 Título de Cidadão Gonçalense, 38 Emendas da LOA, 18 requerimento de urgência, quatro atos da Mesa Diretora, entre outros atos promovidos pelos parlamentares.
Todas as sessões e audiências foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara, no site oficial e pelas redes sociais da instituição, mantendo assim a transparência dos serviços prestados à sociedade gonçalense. Para além das atividades legislativas, a Câmara esteve à frente de importantes iniciativas, pagamento do 13º salário aos seus servidores, e quitação de férias, debate sobre as Leis das Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao exercício de 2023, entre outras iniciativas.
O parlamentar, Lecinho (MDB), que também coroa o seu primeiro biênio de seu mandato à frente da presidência do Legislativo, destacou como a Câmara contribuiu para o desenvolvimento da cidade, aprovando iniciativas que foram de encontro às necessidades dos cidadãos e o trabalho dos vereadores neste processo foi muito mais técnico do que político.
“O Poder Legislativo trabalha sempre em prol da população, que Deus abençoe a todos e nos dê saúde para podermos continuar nossos trabalhos aqui nesta casa. Eu agradeço a cada vereador por sua dedicação neste primeiro semestre. Fechamos o ano com chave de ouro com grandes projetos aprovados. Agradeço ao povo pela compreensão e dizer que estaremos atentos a tudo e sempre fazendo o nosso papel como vereador. Tivemos muito trabalho e mostramos que a Câmara está unida com o Executivo para fazer a diferença em São Gonçalo”, disse o chefe do Poder Legislativo, que parabenizou a direção da Casa de Leis, assim como seus servidores pelo comprometimento de todos neste processo e disse acreditar que estes resultados positivos se dão justamente por esse trabalho conjunto.
A Câmara iniciou o recesso parlamentar no dia 4 de janeiro de 2023, após a última sessão extraordinária, durante esse período, estão suspensas apenas as sessões ordinárias. Contudo, os trabalhos na Casa continuam com expediente normal de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos nos gabinetes para os cidadãos, entidades e representantes da sociedade civil continuam, bem como as atividades conforme cronograma de cada vereador.
Durante o recesso também podem ocorrer sessões extraordinárias conforme a necessidade do Poder Público ou da comunidade em geral. A próxima sessão ordinária após o recesso está marcada para o dia 15 de fevereiro, sempre às 17h. Para o segundo semestre, o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho Breda (MDB), fez um convite à população do município.
“O Legislativo está em recesso, mas nós continuaremos o nosso trabalho de percorrer nossa cidade como sempre, para acompanhar de perto os problemas das pessoas e juntos buscarmos soluções. Para os próximos seis meses, esperamos ainda mais a participação ativa dos moradores de São Gonçalo em nosso plenário. Os vereadores apresentam muitos projetos e indicações. Temos muito trabalho pela frente e estamos otimistas. Participe da Câmara de São Gonçalo, gonçalense”, concluiu o chefe do Poder Legislativo.