O vereador Prof. Josemar (PSOL) foi eleito deputado Estadual com 28.409 com 0,33% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas no estado pela Federação PSOL REDE, no primeiro turno das eleições de 2022. O novo representante foi o segundo mais votado em São Gonçalo, o quarto do partido e fará parte da bancada de deputados estaduais ao lado da Renata Souza, Flávio Serafini, Dani Monteiro e Yuri na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em fevereiro de 2023.
Em seu primeiro discurso durante a sessão plenária depois a sua eleição para o parlamento estadual, o ainda vereador, Prof. Josemar (PSOL), comentou que é um momento muito feliz para a sua vida, mas também para toda a militância que o acompanhou durante a sua campanha. Agradeceu a sua sigla, corrente partidária, ao movimento de esquerda socialista e aos integrantes do seu gabinete no Legislativo municipal.
“Eu gostaria de agradecer a todas que correram comigo por este estado pedindo, dialogando e apresentando as minhas propostas, e que me fez hoje um deputado estadual. As pautas que nós defendemos ao longo da nossa história neste parlamento, fizeram com que fossemos reconhecidos, pois o povo pobre e trabalhador está cansado de promessas, eles querem representantes que tenham disposição de apresentar as suas posições. Uma parcela da população gonçalenses está disposta a acreditar num projeto diferente, isso foi expresso nas urnas, elegendo um parlamentar de esquerda para fazer a diferença mas também com uma forma comum, representar São Gonçalo. É uma vitória de um trabalhador, negro, pobre e da periferia e eu não mudei quando virei vereador, quando virei professor universitário, eu segui os mesmos caminhos. Por isso agradeço aos 28.409 votos que me fizeram deputado estadual, a todos que me ajudaram, me acompanharam e desejaram boa sorte. Foi de muito grato e de muito orgulho que hoje eu cheguei a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro”, discursou o mais novo deputado estadual, Prof. Josemar.
Nas eleições de 2020, Professor Josemar pretendia concorrer à prefeitura de São Gonçalo pela quarta vez, chegando a lançar sua pré-candidatura, mas se retirou da disputa posteriormente após o PSOL firmar uma aliança com o PCdoB e optou por concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores da cidade. Foi eleito vereador com 4.995 votos, sendo a segunda maior votação do município.
No Poder Legislativo, o psolista ainda é membro das Comissões de Combate a Descriminação de Raça, Cor, Etnia e Religião, de Relações com a Sociedade Gonçalense, de Defesa ao Animal, além de ser presidente da Defesa dos Direitos Humanos. Com a sua eleição para a Alerj, que assumi a vaga deixada pelo Prof. Josemar é a primeira suplente do PSOL e bibliotecária, Janilce Magalhães, que será a terceira mulher a ocupar uma vaga em fevereiro nesta legislatura na Câmara Municipal de São Gonçalo.
A assessoria de comunicação da Câmara Municipal de São Gonçalo entrou em contato com a futura vereadora, Janilce Magalhães, que comentou que está muito honrada com a perspectiva de assumir o mandato na cidade que ama. “Eu como mulher preta, lésbica e periférica. Eu serei a primeira de muitas que virão comigo. É de muita responsabilidade tentar pavimentar o caminho para outras mulheres negras, LGBTS ocuparem esse espaço de decisão. Na atual conjuntura, não tem mais como fazer política sem nós. É necessário que as pautas da negritude, das mulheres, da população LGBT estejam presentes, assim como as da Educação, Saúde e na Segurança. Pretendo com esse mandato deixar a Câmara com a cara do povo, com a minha cara, essa de uma mulher que foi feirante, que é mãe, avó ou seja com a cara dos gonçalenses. Esse será um mandato popular e coletivo que trabalhará juntamente com os movimentos sociais e com a sociedade civil”, Janilce.
Além do Prof. Josemar (PSOL), o vereador, Jalmir Júnior, foi candidato a deputado estadual pelo PRTB e obteve 10.352 votos. Já o parlamentar, Glauber Poubel (PROS), ficou na primeira suplência do partido para deputado federal e a vereadora Priscilla Canedo (PT), conquistou 11.454 votos.
Foto da Janilce: Camile Roberta/ @memoriaramco
RUMO AOS PLEITOS QUE SE SUCEDERAO