Na manhã dessa quinta-feira (10/11), o plenário Joaquim Lavoura recebeu mais uma reunião periódica da Frente Parlamentar de Enfrentamento, liderada pelo vereador Bruno Porto (Cidadania). O encontro recebeu membros da sociedade civil e de movimentos independentes que realizam trabalho de prevenção à ISTs, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose.
Foram levantadas questões relativas à saúde e tópicos para solucionar o atendimento de enfermos na rede municipal, maneiras de otimizar a implementação. Além do acesso a programas públicos e a comunicação da prefeitura, bem como a comunicação do Poderes Legislativo e Executivo nessa área.
“É importante a realização de reuniões periódicas como essa, para entendermos quais as principais demandas na área da saúde. Assim discutirmos em conjunto como podemos atender a população da forma mais prática possível. A melhor maneira de fazermos isso é recebendo representantes de movimentos como o CAAAIDS e o MMSG, entre outros. Essa realização dessas reuniões periódicas”, comentou o líder da Frente Parlamentar.
Além disso, foram discutidos leis recentemente aprovadas na Câmara, como a semana municipal de conscientização e prevenção da sífilis e da sífilis congênita; obrigação da afixação de placas com direitos de portadores de câncer e direitos do idoso em estabelecimentos de saúde; e a aplicação das leis mais antigas que tratam de benefícios sociais.
Na oportunidade, os participantes contaram suas situações, de maneira a direcionar temas a um viés individual, de maneira a entender como tais questões atingem a população. Ademais, foram postas na mesa pautas como o acompanhamento de dados de números de cirurgias no município e a construção da futura clínica no bairro Vila Três.
Estiveram presentes representantes a assessora da vereadora Priscilla Canedo (PT), Luciene Sarmento; assessora do vereador Romário Régis (PDT), Victória Cruz; vice-presidente do CAAAIDS, Flávia Fabiana da Silva; a assistente social do CAAAIDS, Patrícia Narcizo dos Santos, coordenadora da Pastoral da Aids; assistente social do MMSG (Movimento Mulheres São Gonçalo); e presentes beneficiários do CAAAIDS.