Na sessão ordinária desta última quarta-feira (09), a vereadora Priscilla Canedo (PT), que também preside a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos e Politicas Públicas da Mulher, levantou uma questão de extrema relevância para a sociedade, sobretudo, para a classe feminina. Devido aos últimos acontecimentos tanto na cidade de São Gonçalo, quanto nas cidades vizinhas, a parlamentar participou de uma manifestação em frente a prefeitura e usou a tribuna da Câmara Municipal para abordar o tema do feminicídio:
“Esse ato vem de tristes cenários em nossa cidade e em cidades vizinhas. Eu não poderia deixar de trazer esse assunto tão delicado para essa sessão. Tivemos uma triste notícia que mais uma jovem, esta de apenas 29 anos de idade, foi cruelmente esfaqueada e morta pelo seu companheiro enquanto dormia. Viemos cedo, promover esse ato público de protesto em frente a prefeitura, porque nós temos voz. Nós mulheres temos direitos e não estamos sendo respeitadas. Esses crimes não podem ficar impunes. A gente sempre tem que vir aqui para protestar. Protestamos pela vida e lutamos por políticas públicas eficazes no enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher, em todos os aspectos”, enfatizou Priscilla.
Por sua vez, o vereador Professor Josemar (Psol), que tem acompanhado a vereadora Priscilla nos atos contra o feminicídio, enfatizou a importância do Poder Legislativo para assegurar os direitos das mulheres:
“É fundamental que se tenha políticas públicas para orientar a defesa dessas mulheres. É fundamental também que avancemos nos projetos desta Casa para que possamos garantir, efetivamente, esses direitos. Como falei anteriormente, o machismo é o câncer da sociedade. Precisamos extirpá-lo e a Câmara Municipal tem uma responsabilidade enorme nesse processo. Através de audiência públicas permanentes poderemos ampliar e aprofundar as discussões sobre o tema. Nós vereadores precisamos nos unir e elaborarmos propostas objetivas, preventivas e providenciais para combater quaisquer atos de violência e crimes contra as mulheres em nosso município”, defendeu o parlamentar.
Após ouvir o pronunciamento do colega, a vereadora Priscilla informou que uma audiência pública está sendo programada por sua equipe e o evento deverá ser realizado ainda neste mês de junho.
*Matéria redigida pela estagiária Jussiara Souza, sob a supervisão do assessor chefe de Comunicação Social da CMSG, jornalista Paulo Pintinho dos Santos.