A Câmara Municipal de São Gonçalo através do Centro Cultural George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha, vai realizar a partir de amanhã (3), uma série de eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Para abertura a exposição: Mulheres de Ouro sob a Ótica Gonçalense da artista plástica Layla Werneck, será ás 16h.
De acordo com a Diretora do Centro Cultural George Savalla Gomes- Palhaço Carequinha, Lúcia Rodrigues, a exposição vai homenagear as mulheres e abrir espaço para uma artista gonçalense. “Estamos muito felizes com essa exposição do Dia Internacional das Mulheres, além de ser feita por uma mulher, as obras retratam mulheres e é feita por uma gonçalense. Mais uma vez conseguimos dar espaço para uma artista local”, explicou a diretora.
Para o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Diney Marins, a data marca a luta por igualdade de direitos. “Durante muito tempo, e ainda hoje, mulheres se mobilizam para terem os mesmos direitos dos homens, de poderem trabalhar e de serem remuneradas de forma igualitária. Tivemos conquistas, mas precisamos muito mais”, disse o presidente Diney Marins.
Biografia
Layla Werneck é uma artista autodidata gonçalense, residente do Complexo do Salgueiro, que expõe por meio de suas pinturas o cotidiano da classe menos abastada, e foca principalmente na representatividade feminina. Com isso, retrata em seus quadros a força da mulher, buscando realçar seus traços e evidenciar a importância da valorização de suas vivências.
*Exposição Mulheres de Ouro sob a Ótica Gonçalense*
O objetivo desse conjunto de pinturas é unir a figura feminina com a representação do elemento ouro – que nas tradições gregas evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom -, para assim expor a força e a resistência da mulher brasileira, e em especial, a gonçalense. Com isso, as obras são compostas de imagens de mulheres com diferentes traços, buscando retratar a mistura étnica que aqui existe e suas diferentes lutas históricas e sociais.
Programação:
– Quarta- Feira 11 de Março / 10 ás 14 horas – Massoterapia para relaxar o corpo e a mente com a Márcia Fu e sua equipe .
– 14: 30 – Palestra – Viver sem Violência é um Direito de toda Mulher.
Palestrantes:
Dra. Debora Rodrigues – Delegada da DEAM
Marisa Chaves – Fundadora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo.
Andréa Machado – Subsecretaria de Políticas para Mulheres.
Cabo Daiana Rodrigues – Membro da Patrulha Maria da Penha 7° Batalhão de São Gonçalo
Elenice Baptista – Presidente da Comissão de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher da OAB SG.