“Unidas Pela Vida” é o tema da exposição de fotos da Câmara Municipal de São Gonçalo em parceria com a Prefeitura, foi inaugurada na tarde desta terça-feira (11/10) nos corredores do Palácio 22 de Setembro. A programação faz parte da campanha do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. A exposição é gratuita e ficará disponível para visitação até o dia 31 de outubro.
A mostra apresenta imagens explicativas sobre o câncer de mama, a evolução da emancipação feminina e a história dos primeiros passos da cirurgia. Além de conscientizar a população para a importância do cuidado com a saúde, incentivar o aumento da autoestima das mulheres que passaram e passam pela doença. A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho (MDB), a primeira-dama do município, Dona Marinete Ruas, e a coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, Patrícia Silva.
Para o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, o vereador Lecinho (MDB), ressaltou que o tratamento começa nos primeiros estágios da doença e é possível alcançar a recuperação e a superação da doença. “A exposição, este ano, quer ressaltar a importância da rede de apoio às mulheres diagnosticadas com o câncer de mama. Muitas vezes, o que a gente precisa durante o tratamento é uma mão para seguir adiante, um ouvido para escutar as nossas dores e alguém para estar junto e para vislumbrar um futuro de cura”, comentou.
Já a primeira-dama do município, Dona Marinete Ruas, o Outubro Rosa é nosso momento de lembrar a mulher de cuidar da própria saúde. Nós sabemos que com a possibilidade do diagnóstico precoce a mulher tem mais chances de recomeçar sua vida. “Primeiramente, parabenizo todas as mulheres envolvidas no ensaio fotográfico. O Outubro Rosa é de extrema importância para orientar as mulheres sobre como se prevenir contra essa doença e uma palestra como a de hoje também reforça essa importância”, disse a esposa do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL).
De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, Patrícia Silva, o objetivo da exposição é despertar com essas fotos a sensibilização para que as pessoas tenham mais cuidado com a saúde e que essas mulheres possam contar a sua história. “Queria passar a mensagem de que as pessoas possam olhar para as flores e possam florescer. Além disso, com essa exposição nós vemos o quanto as pessoas podem ser fortes e que as coisas não precisam ser tão ruins assim, que eu posso ser transformador de ambientes”.