O Projeto visa dar cidadania aos jovens estudantes da Cidade.Segundo o Projeto, os alunos que desejarem ser vereador de São Gonçalo, passam pelo crivo das urnas em sua escola, e após debaterem com os seus colegas alunos, apresentarem suas propostas, a escola elege o seu representante para a disputa.
Após ser eleito pela escola, o adolescente ou jovem de 12 a 18 anos, vai disputar com jovens de outras escolas.
Ao término, na próxima segunda feira (18/06) os 27 mais votados, farão a composição do Parlamento Jovem Gonçalense.Nos dias 20 e 21/6, os 27 eleitos passarão dois dias na Câmara Municipal exercendo o mandato de vereador, entendendo o funcionamento da casa de leis, direitos e deveres do parlamento, e terão várias palestras educativas.
O vereador Lucas Muniz (autor do projeto) enfatiza a importância do projeto. “Sabemos que a população, desconhece a função do vereador. A importância deste projeto é essa, o jovem vir para a Câmara Municipal, passar dois dias, exercendo o mandato de vereador. Entendendo como funciona a casa de leis. Com isso se interessar mais pela política, e também votar com muito mais consciência no futuro”, declarou o parlamentar mais jovem da cidade.
Entre os escolhidos destaca-se o aluno Gilberto Veloso, 16, cursa o 2° anodo ensino médio no Colégio Paraíso, “É muito legal ter a confiança dos meus colegas, e mais, uma responsabilidade e tanta. Mas, tenho certeza que representarei bem a minha escola” declarou.
O diretor do Colégio Paulo Freire, Prof. Josemar, destacou a importância deste projeto. “É um grande exercício de cidadania. O vereador Lucas Muniz está de parabéns.Infelizmente pouca gente sabe a função de um vereador e a sua importância”, disse.
O presidente da Câmara Municipal Diney Marins, ressaltou a importância da casa de Leis estar aberta ao povo.”Nunca se trabalhou tanto como nesses 17 meses de mandato. Realizamos muito, muitas audiências públicas, leis importantes aprovadas, como o Parlamento Jovem, o ar condicionado nos ônibus, enfim, a Câmara é do povo, e queremos esses jovens aqui para entenderem isso, e votarem cada vez melhor, e quem sabe em breve um deles, estarem aqui numa cadeira dessas”,disse o presidente.
A programação será a seguinte, 18/06 (segunda-feira) eleição entre as escolas para decidir os 27 jovens parlamentares, dias 20 (quarta-feira) diplomação, posse, eleição da mesa diretora e comissões, conhecimento das estruturas e funcionamento da Câmara Municipal, dia 21 (quinta-feira), reunião das comissões, palestras, conhecimento do Poder Executivo Com visita ao prefeito, sessão do Parlamento Jovem, participação na sessão ordinária da Câmara Municipal, e encerramento.
No dia 29 (sexta-feira) uma confraternização envolvendo todos os participantes e convidados para encerrar o projeto.
ASSESSORIA DE IMPRENSA VEREADOR LUCAS MUNIZ