O vereador Nem da Pank Motos (PSL), presidiu a sessão solene de posse da nova diretoria da ONG AfroTribo, no plenário Joaquim Lavoura, na tarde desta segunda-feira (10/10). Durante a cerimônia, foram empossadas Jorge Wagner Ribeiro do Camo, Lorena Dias Mascoto, Wagner Luiz, Edilson José, Paola Pimenta, Ricardo Xavier, Claudia Félix, Rodrigo Ferreira de Souza, Carina Mota, e a Rosângela Coutinho Barreto. A organização tem foco na busca de independência de seus assistidos através de cursos de capacitação e de inserção no mercado de trabalho. O projeto atua também na área da moda, com curso de modelo, passarela e postura. É dirigida nos últimos onze anos pela presidente, Paula Tanga, que tem trabalhado incessantemente para enxertar nas comunidades gonçalenses com Cultura e Educação.
A ONG leva educação e cultura para crianças, adultos e idosos – gente esquecida pelo poder público – de municípios como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá. Somente crianças, são 150 atendidas atualmente. Nos espaços conseguidos com muito suor pela ONG, junto a prefeituras, elas têm aulas de reforço escolar, música, dança, grafite, leitura, línguas, entre outros, administradas por professores voluntários. Crianças e jovens também fazem cursos de modelo e manequim e participam de desfiles de moda, como forma de valorizar a beleza e a autoestima – somente em São Gonçalo, já foram realizados mais de 90 desfiles.
De acordo com o parlamentar, Nem da Pank Motos (PSL), além das salas de aula, a ONG também possui salas de leitura, com diversos livros, que atendem as crianças, os pais das crianças e também idosos das comunidades – alguns com 87 anos, que fazem parte de um grupo de leitura semanal. Uma das salas de leitura, em São Gonçalo, onde fica a sede da ONG, leva o nome da atriz brasileira Ruth de Souza, que morreu em julho de 2019. “É uma honra para o Legislativo da nossa cidade dar posse a nova diretoria. Estamos reconhecendo o brilhante trabalho que a essa instituição. A AfroTribo atua em 92 comunidades carentes em São Gonçalo para atender o serviço para as crianças que estudam e moram nas proximidades”, afirmou.
Hoje presente no município, trabalham para manter as quatro Salas de Leitura e Conhecimento inauguradas nos últimos dois anos na cidade, a Sala de Leitura João Pedro localizada na Rua Itaoca 13 – Sala de Leitura no Portal da Ecologia, Sala de Leitura Conceição Evaristo, instalada no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu, e a última, mas a que mais concentra atividades junto a educação, a Sala de Leitura Ruth de Souza e o Espaço Emicida de Cultura Urbana dentro do Polo que Chamamos Polo AfroTribo de Cultura, localizado em Venda da Cruz, Rua Dr. Porciúncula, 395 – Venda da Cruz, com várias atividades que trazem suporte a pelo menos cinco mil famílias atendidas somente no Polo Cultural.
Com o mandato de mais quatro anos como presidente da ONG AfroTribo, Paula Tanga, agradeço pelo evento realizado na Câmara Municipal de São Gonçalo e falou um pouco do projeto. “Obrigado ao Nem da Pack, ao presidente do Legislativo e aos presentes. A ONG atual com projetos também no Rio de Janeiro (desfiles, palestras e oficinas na Biblioteca Parque Estadual, Consulado de Angola e até mesmo uma premiação produzida pela própria e seus colaboradores da ONG, no Teatro Carlos Gomes), desfile de inclusão social na Praça Orlando de Barros Pimentel em Maricá, bem como oficinas e desfiles no Cine Teatro Henfil em Maricá, salas de Leitura em Niterói com atividades culturais e educacionais, eventos como feiras literárias em Santo Antônio de Pádua, a Biblioteca recentemente inaugurada no Galpão da Rua General Sampaio no Caju, no Rio de Janeiro, juntamente a biblioteca do local, a ONG está levando oficinas para a alavancar a estrutura socioeconômica do local, moda, costura e educação em um único lugar. Com inauguração prevista para o próximo mês, uma nova biblioteca na comunidade Arsenal e Santa Isabel”, comentou.
Parabéns! a todos que se preocupa, com a leitura em nossa cidade. despertando em todos, o gosto da leitura, que Deus abençoe a todos.