O projeto de lei n.º 097/2022 do vereador Jorge Mariola (Podemos) que define o dia 23 de julho como o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Síndrome de Sjögren, foi sancionado pelo Poder Executivo. A proposta foi aprovada por unanimidade durante a sessão no plenário Joaquim Lavoura e já está em vigor no município.
A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando secura dos olhos e da boca. Além disso, a síndrome pode acometer outros órgãos como as articulações, a pele, os pulmões, os rins e o sistema nervoso. É uma doença reumática inflamatória que se manifesta mais em mulheres do que homens, especialmente entre 40 e 60 anos. Pacientes com outras doenças reumáticas, tais como a artrite reumatoide e o lúpus eritematoso sistêmico são mais propensos a desenvolverem Sjögren.
“O propósito deste de lei é conscientizar sobre a Síndrome de Sjögren e ajudar na elaboração de políticas públicas de saúde e educação que auxiliem no enfrentamento da síndrome, especificamente no dia 23 de julho a ser celebrado nacionalmente no Brasil, como já é feito a nível mundial na mesma data. Por isso eu agradeço a todos os colegas de plenário que votaram pela aprovação da nossa lei”, explicou o parlamentar.
As causas da síndrome, também chamada de Síndrome de Gougerot Sjögren, ainda são pouco conhecidas. A Ciência já descobriu que existe uma predisposição genética que pode ser estimulada a partir de fatores ambientais como infecções virais, além de alterações hormonais e emocionais. Infelizmente, a síndrome de Sjögren não é uma doença de fácil diagnóstico devido à multiplicidade de seus sintomas e não existe um padrão típico da doença.