A Câmara Municipal promoveu na manhã desta quarta-feira (3), uma palestra sobre redação oficial, na qual participaram 45 servidores efetivos e comissionados. A explanação educativa durou três horas e teve como preletoras a Dr. Rosângela Santana e a Dra. Amanda Dymacau, ambas advogadas e servidoras da prefeitura de São Gonçalo.
Os participantes aprenderam formalidades e técnicas redacionais pertinentes ao poder público que irão melhorar, ainda mais, o desempenho das suas respectivas atividades. Detalhes imprescindíveis em uma redação oficial, tais como, clareza, concisão, formalidade, uniformidade, impessoalidade e padrão culto de linguagem foram abordados com minúcia e maestria pelas palestrantes e absorvidos com sucesso pelos ouvintes.
Logo na abertura dos trabalhos, o presidente Lecinho (MDB) ao fazer uso da palavra parabenizou a Dra. Anna Luiza Perni, procuradora-geral do Poder Legislativo (e idealizadora da palestra), agradeceu aos servidores pela efetiva adesão e saudou a ilustre presença do secretário municipal de Administração, Bruno Ribeiro, que prestigiou o evento. Ao final da palestra, satisfeito e feliz pelo êxito logrado, ele destacou a relevância da iniciativa.
“Todo documento público requer textos com emprego correto de palavras, normas gramaticais específicas e uso adequado dos pronomes de tratamento. A falta de conhecimento sobre esse tipo de linguagem pode induzir um servidor a cometer erros involuntários, mas que podem mudar o sentido e o contexto de uma redação oficial. Isso é muito grave e muito sério. Por isso, quando a Dra. Anna Luiza [procuradora-geral] sugeriu-me promover essa palestra, aceitei prontamente a sugestão, pois vislumbrei nessa iniciativa a possibilidade de oferecer aos servidores efetivos e comissionados da casa legislativa que presido, a oportunidade de acesso ao conhecimento. Hoje, quando ao final da palestra vejo os 45 participantes felizes, comemorando o novo aprendizado, tudo que posso dizer é que sinto-me extremamente gratificado por ter contribuído para isso”, finalizou Lecinho.