Por 24 votos, a Câmara Municipal de São Gonçalo aprovou, na sessão desta quarta-feira (26), o Projeto de Lei nº 0369/2020, de autoria do vereador Cici Maldonado (PL), que propõe a instituição da Quinzena Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O projeto tem como objetivo viabilizar em data comemorativa específica, a promoção de eventos relacionados ao setor. Empresas privadas, instituições públicas, organizações não-governamentais, entre outras, que agregam substancial valor às inovações e contribuem de maneira relevante para o desenvolvimento tecnológico local, participarão dessas atividades. Da mesma forma, escolas das redes pública e particular de ensino, em diferentes escalas do conhecimento (fundamental, médio, superior), poderão ser inseridas nessas atividades, integrando-se e interagindo sobre as descobertas e experiências resultantes das suas respectivas pesquisas e estudos.
“Cientistas estudiosos, majoritariamente jovens, buscam a inovação em qualquer setor da cadeia produtiva, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível. Temos em São Gonçalo empresas com essa bagagem científica, e que apesar de atuarem sem o devido suporte das esferas do poder, alcançam posição de destaque no campo da inovação, desenvolvendo tecnologias, serviços, e facilidades para empresas, organizações governamentais e não governamentais do Brasil e de diferentes países do mundo. Esse protagonismo que tanto nos orgulha, há tempos, tem sido um combustível poderoso para geração de emprego, renda e tributos, elementos essenciais para prosperidade econômica e social do nosso município. Por esse e por outros relevantes motivos, considero necessária a criação desta quinzena comemorativa, porque a data oportunizará o Poder Executivo, legítimo interessado na expansão do segmento tecnológico na cidade, promover eventos e atividades de integração, interação, divulgação e ensino na área tecnológica”, comemorou o vereador Cici Maldonado.