Tradicionalmente, ao longo de todo mês de outubro, o Palácio 22 de Setembro, sede da Câmara Municipal de São Gonçalo, recebe uma iluminação externa especial na cor rosa, simbolizando o apoio institucional do Poder Legislativo à campanha OUTUBRO ROSA. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização popular sobre o câncer de mama, e contribuir para a redução do índice de mortalidade provocado pela doença. Todavia, no próximo dia 25, excepcionalmente, a cor rosa que ilumina o prédio será substituída pelas cores amarelo e vermelho, para emblemar o apoio do Parlamento Municipal ao DIA UNIVERSAL DE CONSCIENTIZAÇÃODA MIELOMENINGOCELE, uma enfermidade congênita que ocorre durante o período de gestação, impedindo que as vértebras da coluna do bebê se desenvolvam adequadamente, deixando expostas as meninges, a medula e, em alguns casos, até os nervos.
O vereador Juan Oliveira (PL), autor da proposta, revela sua preocupação com a doença e agradece aos vereadores e demais funcionários da Casa Legislativa pelo engajamento nessa campanha de conscientização.
“A mielomeningocele é o tipo mais grave de Espinha Bífida. Ocorre quando o desenvolvimento ou fechamento da medula espinhal de um bebê no útero não acontece de forma adequada. Além de expor o bebê a diversas infecções graves, a doença pode acarretar comprometimento neurológico, fraqueza muscular e paralisia, perda da sensibilidade total ou parcial dos membros, incontinência urinária e fecal, convulsões, deformidades ortopédicas e até hidrocefalia. No âmbito da literatura médica, essa enfermidade é reconhecida como uma das mais graves anormalidades do tubo neural. No intuito de conscientizar a população gonçalense sobre a doença, no dia 25 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Mielomeningocele, a Câmara Municipal, por meio de uma iluminação especial no entorno do Palácio 22 de Setembro, estará simbolizando seu relevante apoio institucional. Sinto-me gratificado pelo abraço de todos os meus colegas vereadores e demais servidores da Casa à uma causa tão nobre”, afirmou o parlamentar.