A Câmara de Vereadores de São Gonçalo teve uma tarde de homenagens na sessão desta quarta-feira (28). O presidente da Casa, Diney Marins (Cidadania), quebrou o protocolo e entregou dois títulos legislativos e medalhas à ex-prefeita da cidade, Maria Aparecida Panisset; e à cantora gospel Beatriz. O vereador José Carlos Vicente (Cidadania) fez homenagens e entregou títulos legislativos para o também vereador da cidade, Vinícius (Solidariedade), e para a servidora pública da Casa e filha do ex-prefeito Hairson Monteiro, Márcia Valéria Nascimento dos Santos Nanci. Na mesma sessão, o vereador Salvador Soares (PRTB) também entregou moções de aplausos a dois casais de igrejas evangélicas.
À cantora Beatriz, Diney entregou o título legislativo e medalha de Mulher Destaque e para Aparecida Panisset, o título e medalha Joaquim Lavoura. “Por favor, minha ilustre cantora gospel Beatriz, minha amiga de longa data e minha eterna prefeita Aparecida. Obrigado por estarem aqui conosco. Obrigado pelo carinho dispensado na minha direção. Nossa cantora gospel do primeiro escalão do mundo gospel, Beatriz, hoje minha amiga, minha parceira, estamos há muito tempo juntos conversando não só sobre o mundo dela gospel, mas também do nosso mundo político”, disse Diney Marins.
Beatriz, que cantou dois louvores, agradeceu a homenagem. “Quero agradecer o carinho do nosso presidente e a todos vocês. Estou muito feliz de poder receber essa homenagem e rever a nossa eterna prefeita de São Gonçalo. Tenho uma admiração muito grande por ela e vou cantar um louvor em homenagem a ela”, falou Beatriz.
O vereador Vinícius recebeu o título de Cidadão Gonçalense das mãos do também vereador José Carlos Vicente. “Quero agradecer a Deus em primeiro lugar e que por Ele que eu estou aqui. Quero agradecer esse homem que para mim é um exemplo a ser seguido. Há dois anos, venho falando para ele que, infelizmente a nossa lei não permite, mas nós vamos buscar um caminho para que nosso professor vereador José Carlos Vicente, ele que já é um patrimônio legislativo nesse município, seja homenageado em vida. Para que ele possa ser honrado em vida por esse poder legislativo a qual ele tem dedicado boa parte da sua vida. Eu me sinto muito honrado de receber esse título do José Carlos Vicente, que para mim é uma referência”, disse Vinícius.
Márcia Valéria também ficou muito lisonjeada com o título recebido. “Gostaria muito de agradecer ao vereador José Carlos Vicente por essa homenagem ao meu pai. Isso me fez recordar muitas histórias da minha vida. E por ele não estar aqui, eu faço da ausência, a presença dele. Eu gostaria também de agradecer ao presidente da Casa por me conceder o privilégio de fazer parte da Secretaria Geral da Mesa. Eu gosto daquilo que faço e faço com amor, com presteza. O vereador teve a sensibilidade de me ver no cantinho e isso me encheu de alegria. Eu quero dizer para todos os meus amigos que fazem parte desta Casa que todos são acolhidos e eu faço dessa homenagem, a homenagem de todos vocês”, finalizou Márcia.
O vereador Salvador Soares deu moção de aplausos para a missionária Ana Cláudia de Araújo, pastor Valdecir de Souza, presbítero Daniel da Silva e a diácona Flavia Ribeiro.
Projetos de lei – Antes das homenagens, três projetos de lei foram aprovados com 18 votos cada. São eles; 072/2019, de autoria do vereador Misael (Podemos), que torna obrigatório em restaurantes, hotéis, motéis, boates e casas de espetáculos artísticos, a manter em local visível, cartaz ou placa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com os seguintes dizeres: “Submeter criança ou adolescente à prostituição ou a exploração sexual é crime, com pena de reclusão de 4 a 10 anos e pagamentos de multa (Estatuto da Criança e do Adolescente – Artigo 244-A)”.
O segundo foi o PL 127/2019, de Alexandre Gomes (Partido Verde), que institui a política de incentivo ao desenvolvimento econômico e a geração de empregos em São Gonçalo. E o terceiro foi o PL 186/2020, que dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, tornando notificação compulsória o diagnóstico de fraturas por fragilidade óssea na rede pública e na rede particular de São Gonçalo.