Em 10 de março de 2021, a Câmara Municipal de São Gonçalo, seguindo à risca, as recomendações das autoridades médicas referentes à pandemia, publicou em Diário Oficial, o Ato da Mesa Diretora nº 001/2021, estabelecendo, preventivamente, a restrição do acesso do público às dependências do prédio que abriga o Poder Legislativo local, até que a grave crise sanitária esteja sob controle.
Face ao excelente serviço de imunização contra o COVID 19 prestado pela Secretaria Municipal de Saúde nos últimos meses e diante da expressiva redução de casos de contaminação e óbitos na cidade, percebe-se que, em breve, os gonçalenses poderão voltar a assistir, presencialmente, as sessões ordinárias realizadas no plenário.
Ciente de que esse dia não tarda a chegar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lecinho Breda (MDB), com o objetivo é estimular o uso de transporte não-motorizado na cidade e dar aos servidores da Casa e os cidadãos em geral, a opção de deslocar-se até o Palácio 22 de Setembro, sem a necessidade de usar ônibus ou qualquer outro tipo de veículo automotor, decidiu criar um estacionamento público para bicicletas.
O bicicletário, localizado no entorno do prédio parlamentar, estará disponível a todos, gratuitamente. No local, os ciclistas contarão com a presença de funcionários do departamento de segurança legislativa, responsáveis pelo atendimento e vigilância do espaço que, inicialmente, terá capacidade para acomodar 15 bikes. Mas de acordo com o presidente Lecinho, já há um estudo para aumento do número de vagas.
“Este estacionamento público tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta como veículo regular por parte dos funcionários da nossa Casa, e da população como um todo. Iniciamos com 15 vagas disponíveis, mas pretendemos ampliar esse quantitativo. Estimular o transporte não-motorizado é uma política pública universal bem-sucedida, adotada em todas as cidades do mundo cujos governantes têm consciência ambiental elevada e procuram investir em mobilidade urbana saudável e sustentável. Felizmente, para nós, São Gonçalo atualmente tem um governante com essa concepção. Essa é uma das propostas do Capitão Nelson, que todos nós vereadores, independentemente das ideologias políticas e colorações partidárias, temos que apoiar. Estamos felizes por inaugurarmos esse bicicletário aqui no entorno da Câmara Municipal, mas não temos dúvidas de que em breve, São Gonçalo terá vários outros estacionamentos públicos para bicicletas em diferentes localidades. Isso será bom para a população e para a cidade, em todos os aspectos, sobretudo, no que diz respeito à preservação da saúde e do meio ambiente”, afirmou o presidente Lecinho.