“Falar de um servidor brilhante e muito competente fica fácil. Oswaldo José Cruz Mourão, o nosso chefe de cerimonial. “Mourão” teve uma trajetória excepcional nessa casa legislativa, mas vocês sabem como essa história começou?
O nosso “Mourão” é Filho de Oswaldo Mourão, que foi vereador por 22 anos consecutivos. Ele sempre morou em São Gonçalo. Aos 16 anos, já frequentava o plenário e ajudava o pai nas atividades parlamentares. A partir daí foi que Mourão desenvolveu uma admiração pelo serviço público.
Trabalhou por muito tempo em banco no Centro do Rio. Com 22 anos, ele prestou concurso público para Câmara de Vereadores de São Gonçalo em 1982, após ser constantemente incentivado pelo pai.
Tomou posse em 1º de março de 1982 como oficial legislativo e de lá para cá foram muitos anos de aprendizado e experiência. Mourão coleciona 37 anos dedicados a vida pública.
Logo que entrou para a Casa Legislativa, Mourão ficou cedido a Secretaria de Fazenda até 1989. Mas depois iniciou suas atividades no setor do expediente até os meados de 1991.
É exatamente neste ano de 91 que ele assumiu o cerimonial da câmara dos vereadores, ainda sem uma sala definida.
Para exercer com muita maestria a função de cerimonialista, Mourão teve como professor de cerimonial o jornalista Assueres Barbosa, que lhe ensinou muitas das coisas que hoje fazem parte do seu legado na Câmara. Posteriormente, Mourão acabou repassando os conhecimentos que recebeu aos cerimonialistas que assumiam o mesmo cargo no poder executivo.
Ao todo, são 29 anos exercendo a mesma função, onde ele brilhantemente realizou cerimonial para instituições como as Forças Armadas, Polícia Militar, Poder Judiciário e até para a presidência da república.
Em nome de todos nós, da Câmara Municipal, quero agradecer e parabenizar por concluir esta etapa, desejar muito sucesso e um descanso merecido. Parabéns Mourão.”
Diney Marins
Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo