A Câmara Municipal de São Gonçalo sediou, nesta quarta-feira (22/06), no plenário Joaquim Lavoura, para uma audiência pública sobre as Leis das Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao exercício de 2023, com a convocação das secretarias municipais Conservação, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Administração, Fazenda e Defesa Civil.
Durante o encontro, foi debatido o orçamento, a LDO é elaborada anualmente pelo Poder Executivo e orienta como base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela é o planejamento para o ano seguinte, com receita e despesas, e reúne metas e prioridades fiscais do governo municipal, pontos essenciais para os recursos financeiros anual do município.
O vereador Alexandre Gomes (PV), presidiu e iniciou a sessão. Para que não haja mais desconfortos, o parlamentar providenciará um melhor planejamento para as próximas audiências públicas.
“Gostaria de agradecer a presença de todos. Eu fiz aqui um pedido, já falei com o secretário de Fazenda, houve uma falha de comunicação por isso não obteve tempo para os secretários preparem um bom material”, argumentou o vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, Gomes.
O secretário municipal de Conservação, Edson Leal, agradeceu o convite para demonstrar o que sua pasta vem realizando, nesses 1 ano e meio de criação da secretaria, que já fizeram pelo município.
“Quem me conhece, sabe que já trabalhei em parques e jardins, somos uma secretaria nova. Me foi confiado, junto com a equipe nova a conservação, cuidamos dos parques, jardins e limpeza urbana. Posso dizer hoje da nossa estrutura, que depois de um ano e seis meses de governo, a conservação sempre tratou tudo ao mesmo tempo”, pautou Leal.
Os chefes do Executivo que foram convidados nesta última etapa foram: os secretários municipal de Conservação, Edson Leal; assessora de orçamento da secretaria de Saúde, Poliana; secretário de Administração, Rodrigo Oliveira; subsecretário de Fazenda, Luiz Cláudio; e o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Figueiredo;
Além do vereador Alexandre Gomes (PV), que presidiu a audiência, compareceram os parlamentares: Romário Régis (PDT), Professor Josemar (PSOL), Priscilla Canedo (PT), Jorge Mariola (Podemos) e Evangelista Ubirajara (PP) Juan Oliveira (PL) e Mariângela Valviesse (PSL).