A Câmara Municipal de São Gonçalo em parceria com a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg), promovem o projeto Funasg Itinerante, até a próxima quinta-feira (07/04), no Palácio 22 de Setembro. A iniciativa visa oferecer atendimentos básicos de enfermagem e fisioterapia, avaliações nutricionais, testagens preventivas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S), além de oferecer rodas de conversas que englobam diversos temas na área das 10h às 16h.
Nesta segunda-feira (04/04), houve a abertura das atividades, onde houve diversos eventos como atendimento de enfermagem, atividade laboral com orientador físico, palestra sobre tabagismo. Além de contar com a presença do presidente do Poder Legislativo gonçalense, o vereador Lecinho Breda (MDB), Cidi Maldonado (PL) e dos funcionários da Funasg.
Os servidores da Casa Legislativa – tanto concursados quanto comissionados – aferiram a pressão, mediram a glicemia, fizeram avaliação de fisioterapia, testagem rápida das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), assistiram palestras em referência à saúde da mulher, terão serviços de nutrição e odontologia com encaminhamento para tratamentos. Os colaboradores que apresentarem alguma alteração nos exames serão encaminhados para marcações de consultas e exames com especialistas.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Lecinho Breda (MDB), fez questão de agradecer a parceria com o Poder Executivo em prol da saúde dos servidores do Legislativo. “Muito obrigado ao prefeito Capitão Nelson, à presidente da Funasg, Mariângela Valviesse e aos funcionários da Funasg. Essa semana aqui na Casa, a FUNASG vem trazendo os serviços de enfermagem, com a medição de pressão, glicemia, IMC, vendo quais alterações esse servidor vai ter para que nós possamos cuidar dele”, comentou Lecinho.
Já a coordenadora do programa Funasg Itinerante, Fabrícia Ribeiro, afirma que a instituição tem como objetivo cuidar da saúde do trabalhador, levando-o até o servidor trabalhando na sua prevenção. “Nós trabalhamos em parceria com a secretaria municipal de Saúde, a subsecretaria de Atenção Básica, a subsecretaria de Atenção Coletiva, nas coordenações dos Nasf, coordenação da Academia da Saúde, cujo objetivo é levar informação até o servidor e captar as informações desse servidor para que possamos criar parâmetros de indicadores para o município”, finalizou Fabrícia Ribeiro.