Na manhã desta sexta (25) a Câmara Municipal de São Gonçalo debateu, por meio de uma audiência pública, as prestações de contas do primeiro quadrimestre do Governo Nanci, referente ao exercício 2020. No encontro foram apresentados análises de despesas e receitas, entre outros.
Presidida pelo vereador Bruno Porto, a audiência contou com a participação de representantes de instituições da área da saúde como por exemplo, o Dr. André Vargas, Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil; Josildo R. de Souza, Presidente do Conselho de Saúde de São Gonçalo; Luiz Henrique Vieira Felizardo, controlador interno da Fundação Municipal de Saúde e Carlos Augusto Guimarães, do Conselho Municipal de Saúde; além dos vereadores Evangelista Ubirajara (PP), que também é vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social; Romário Regis (PC do B); Glauber Poubel (PSD); Professor Josemar (Psol); Jorge Mariola (PODEMOS) e a vereadora Priscilla Canedo (PT).
Ao abrir o debate, o vereador Romário Regis (PC do B), indagou o fato da saúde pública ser tão distante da população e, como medida para reparar esse erro, sugeriu a aproximação entre os gestores da pasta e os contribuintes que usufruem dos serviços financiados pelo SUS.
“Tem uma questão que é importante, que é a participação da população em relação à dinâmica da saúde. A gente quer muito que a Secretaria de Saúde esteja mais presente na vida das pessoas, como exemplo, fazendo ‘lives’ para esclarecer sobre o andamento da saúde em questões específicas, quando aumenta o número da Covid ou reduz. A audiência é fundamental nesse sentido e a Câmara é indispensável para fortalecer a democracia e estimular a participação popular. Esperamos que a saúde pública não fique só no gabinete dos gestores, mas também circulando pelos cinco distritos da cidade, estabelecendo diálogo com as pessoas. Esse é um tema que a gente tem que abordar com exaustão e espero que seja solucionado a partir desse encontro”, disse Romário.
Considerando que as questões em pauta são contínuas, o vereador Bruno Porto, que presidiu a audiência, pediu para que o secretário fizesse uma avaliação total desse segundo quadrimestre de 2020. Foram apresentados slides que ilustram a execução orçamentária do governo naquele período.
Orçamento inicial e acréscimos
Análise da receita
Evolução da receita
Relação de pagamentos da folha – Covid 19
Detalhamento – 2° quadrimestre
Informações – Covid -19
*Matéria redigida pela estagiária Louise Costa, sob a supervisão do assessor chefe de Comunicação Social da CMSG, jornalista Paulo Pintinho dos Santos.
*Acesse o link abaixo e assista, na íntegra, o conteúdo da reunião.