Agora é lei: Guarda Municipal de São Gonçalo armada. A Câmara Municipal aprovou na noite de hoje (26), mensagem do Poder Executivo, Nº13/2018, sobre o porte de arma de fogo aos profissionais da Guarda Municipal do município. Dos 27 vereadores, compareceram 22, e a decisão se deu com 21 votos a favor e um contra.
De acordo com o presidente Diney Marins, a guarda municipal tem que ser integrada de fato ao sistema de Segurança Pública da cidade e do Estado. “Em vigor desde 2014, a Lei Federal 13.022, entre outras medidas, libera o porte de arma de fogo para a categoria. Além de dizer que o guarda deve trabalhar armado, a Lei 13.022 diz que a categoria tem que proteger a população. Isso você só faz se tiver treinamento e capacitação”, afirma Diney
Participou também da sessão o vereador do Rio de Janeiro, Jones Moura, guarda municipal, há 22 anos e eleito pela categoria. “Sou representante deles, e este é um dos pleitos que luto na cidade do Rio. Vamos votar em outubro este projeto”, explicou a participação na sessão, o vereador do Rio de Janeiro.
Dos 27 vereadores, compareceram 22 vereadores e apenas o vereador Professor Paulo, votou contra alegando que a decisão deveria ser feita pela população. “Acredito que esta decisão deveria ser feita por um Referendo, por ser um assunto de interesse da população”, explicou o vereador.
Estavam presentes os vereadores: Alexandre Gomes, Bruno Porto, Dr. Ricardo Peon, Eli da Rosabela, Getulio Brito, Gilson do Cefen, Fábio Farah, Iza, Jalmir Junior, José Carlos Vicente, Lecinho, Lucas Muniz, Maciel, Misael da Flordelis, Natan, Paulo Cesar, Professor Paulo, Salvador Soares, Samuca, Seu Marco, Vinicius e Diney Marins.