A Câmara Municipal de São Gonçalo realizou Audiência Pública para debater à Diabetes na manhã de hoje. A sessão foi presidida pelo vereador Professor Paulo, com participação da sociedade civil, entidades e representantes do poder executivo.
De acordo, com a enfermeira Nívea Angélica, mãe da Maria Clara, no dia 13 de maio de 2007 aos 3 anos de idade sua filha foi diagnosticada com diabetes. A mesma trabalha na área da saúde, e conta que mesmo atuando nesse meio, não soube lidar com a situação, pela falta de conhecimento no assunto. ´´Na escola, a Maria ia muito ao banheiro e bebia muita água, mas a professora não estava atenta que isso poderia ser diabetes, até que a levei para fazer os exames e veio o diagnóstico”, disse.
Nívea, afirma que devemos estar atentos à este assunto, para evitar que aconteça isso com outros pais, e saber também que a criança pode ter uma vida normal e saudável como qualquer outra, fazer exercícios, se alimentar bem e crescer saudavelmente.
Já, o vereador Jalmir Jr, se pronunciou dizendo que sofre indiretamente com essa doença, pois seus pais são diagnosticados com a diabetes e perdeu familiares com esse mal. ”Devemos estar atentos nesse assunto, se prevenir, e passar informações para que outras pessoas possam estar atentas”, explicou o vereador.
Estiveram presentes: a Subsecretária de Ação Básica, Maria Auxiliadora, o Subsecretário de Ação Especializada, o Édimo Rosa, o vereador Jalmir Junior, e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Angélica Maria, a nutricionista, Daniele Quintanilha, e o Ewerton Luiz do Mãe Pâncreas.