Já está em vigor a lei 1147/2020 que introduz o ensino da Capoeira nas escolas da rede municipal de ensino de São Gonçalo. A pauta foi tema do discurso do vereador Dr. Armando Marins, nesta terça-feira (18), no plenário da Câmara de Vereadores, por ocasião do retorno do recesso do legislativo. De acordo com a lei o ensino da Capoeira acontecerá por meio da realização coordenada de pesquisas e estudos relacionados à formação da cidadania e o resgate da cultura brasileira.
A prática da Capoeira nas escolas visa a valorização da cultura brasileira, através da disseminação dos conhecimentos sobre a arte da capoeira, bem como integrar a comunidade à escola, promover a inclusão e tornar a escola mais a atrativa para o aluno oferecendo a ele alternativas para o desenvolvimento de atividades nos diferentes períodos de estudo.
Segundo o vereador Dr. Armando Marins entre os inúmeros benefícios da lei é possível destacar que a Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas. Ele explica: “os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o aumento do conhecimento intelectual e afetivo. Através da brincadeira será possível explorar também a psicomotricidade, situar-se no espaço, dominar o tempo, adquirir coordenação motora,” destacou o vereador.
Armando Marins garantiu que irá fiscalizar de perto o cumprimento da lei, a fim de garantir esse direito a todos os alunos que se interessarem pela Capoeira nas escolas. Ele justifica: “Precisamos oferecer alternativas saudáveis aos nossos jovens e adolescentes e estimulá-los a gostar do ambiente escolar,” finalizou Marins.
Parabéns Vereador Armando Marins!!! Jovens envolvidos com atividades como a capoeira não terão tempo para atividades inúteis!!!! Que essa lei possa entrar em prática o mais rápido possível!!!!
Espero que os alunos tenham as outras aulas também, porque ir a escola no turno da manhã e voltar as 09h00 por falta de professor é um absurdo!
Parabéns Vereador compete e digno de aplausos!